História, perguntado por pathylima80, 1 ano atrás

Leia o seguinte texto para responder à questão a seguir: “Toda a geração de intelectuais, jornalistas e pensadores brasileiros que viu nascer a República esforçou-se por forjar um conhecimento sobre o Brasil em todas as suas peculiaridades, pois aquele momento (...) parecia uma rara, e talvez única, oportunidade histórica de o país se pôr no (...) mundo ocidental” (Elias Thomé Saliba, 1998).

Com base no comentário de Elias Thomé Saliba, sobre a relação entre a República e a construção da história nacional, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a. A cidade colonial era vista pelos republicanos como imunda, retrógrada e emperrada nas suas velhas tradições, o que motivou a realização de grandes obras de embelezamento urbano.
b. A Reforma de Pereira Passos no Rio de Janeiro, iniciada em 1903, tinha como objetivo manter as características da malha urbana colonial no centro antigo.
c. Durante a República Velha, ocorreram as primeiras iniciativas em prol da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico nacional.
d. Um dos grandes anseios da República Velha era proteger o legado histórico do Brasil, valorizando a produção cultural que os portugueses haviam deixado durante o período colonial. Incorreto
e. A valorização das raízes nacionais fazia parte do ideal da República Velha de progresso: olhar para o passado para a construção do futuro.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucassamonteoufzj5
46

A cidade colonial era vista pelos republicanos como imunda, retrógrada e emperrada nas suas velhas tradições, o que motivou a realização de grandes obras de embelezamento urbano.

Respondido por danielmendonca2009
6

Resposta:

a. A cidade colonial era vista pelos republicanos como imunda, retrógrada e emperrada nas suas velhas tradições, o que motivou a realização de grandes obras de embelezamento urbano.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes