Leia o seguinte texto: Os mercantilistas acreditavam que, no comércio, o prejuízo de um país era lucro de outro – isto é, um país só podia aumentar seu comércio a expensas de outro. Não consideravam o comércio como algo que proporciona benefício mútuo – uma troca vantajosa – mas como uma quantidade fixa, da qual todos procuravam tirar a maior parte. Com base na afirmação apresentada, explique qual foi o resultado para esses países mercantilistas por não terem uma visão de que o comércio era algo que poderia proporcionar benefício mútuo aos importadores e exportadores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
De forma resumida, podemos dizer que Portugal e Espanha investiram no colonialismo e utilizavam os países colonizados para melhorar a sua economia. Existia nesse momento o que conhecemos como Pacto Colonial, ou seja, os países só podiam comercializar com as nações que os colonizaram. Por exemplo, no período colonial, o Brasil produzia aquilo que era de interesse português.
A Inglaterra e a França estimulavam o industrialismo e o comercialismo para a obtenção de riqueza. Para tanto estimulavam o desenvolvimento das manufaturas e comércio interno.
A Holanda, por sua vez, teve grande representatividade no mercantilismo, pois possuía duas companhias comerciais: Índias Ocidentais e Índias Orientais. Ela também estimulava o industrialismo e tinha como diferencial o crédito bancário por meio dos seus bancos.
Explicação: