Leia o seguinte texto:Corpo que falaUm mero erguer de sobrancelhas ou um erguer de lábios significam mais do que uma ação involuntária. Podem demonstrar se o interlocutor gosta ou não do que está ouvindo – informação útil em situações profissionais.Mais da metade do impacto das mensagens vem dos sinais não verbais, afirma a especialista em comportamento social e comunicação Judi James no livro Linguagem Corporal no Trabalho – Como usar os Sinais Não verbais para Alavancar Sua Carreira, da editora Best Seller.Parecer interessado na conversa e evitar gestos que indiquem desconforto, diz James, ajuda quem quer se projetar no trabalho, pois transmite segurança e atenção [...].Boa parte dos gestos é inconsciente – quem rói a unha de nervosismo ou tamborila os dedos porque quer terminar a conversa faz isso sem perceber.Fonte: Chiaki Karen Tada (Folha de São Paulo, São Paulo, 10 maio 2009. Caderno Empregos).O texto “Corpo que fala” citado anteriormente aponta que:Escolha uma:a. Gestos que indicam desconforto representam segurança de uma pessoa.b. Todos os gestos que fazemos ao conversar são conscientes.c. Sinais não verbais são importantes na avaliação de mensagens.d. Sinais não verbais não precisam ser considerados quando se interpreta uma mensagem.e. Erguer as sobrancelhas significa só uma ação involuntária.
Soluções para a tarefa
A resposta certa é a letra C (“Sinais não verbais são importantes na avaliação de mensagens“). A comunicação pode ser classificada em verbal (escrita e oral) e não verbal (gestos, sinais, expressões faciais ou corporais e imagens). Muitos estudiosos em linguagem defendem que mais da metade da nossa comunicação é não verbal. Daí, a importância dos sinais não verbais na avaliação de mensagens.
Comunicação pode ser verbal ou não verbal
Engana-se quem pensa que apenas a comunicação verbal (expressa em nossa escrita e fala) tem importância. Há estudiosos em linguagem que defendem que pelo menos 90% da nossa comunicação é não verbal.
Daí, a importância de entendermos os significados dessa comunicação não verbal; em outras palavras, é preciso considerar e avaliar o que esse tipo de comunicação traz de mensagem (por isso, a alternativa C está certa e a alternativa D está errada).
A comunicação não verbal engloba:
- Gestos
- Sinais
- Expressões faciais
- Expressões corporais
- Imagens
No texto “Corpo que fala”, esta importância fica evidente. O texto aborda, por exemplo, o erguer de sobrancelhas e lábios dando a esses sinais a possibilidade de uma carga relevante de significado. São sinais que podem, sim, estar passando uma mensagem (não sendo apenas uma ação involuntária, física/biológica, sem significado) e, portanto, merecem atenção e avaliação. Por isso, a alternativa E está errada.
Outros exemplos citados no texto são o roer de unhas (passando a mensagem de nervosismo, desconforto ou insegurança) e o mexer dos dedos como que tocando um piano, chegando, assim, a emitir sons (passando a mensagem de que se deseja terminar a conversa). Neste contexto, fica evidente que a alternativa A está errada.
Estes e tantos outros exemplos de comunicação não verbal podem ser conscientes, sim, mas em um número incontável de vezes são inconscientes (daí, a alternativa B ser errada também).
A importância dessa comunicação não verbal é tanta que o texto fala sobre como entendê-la e tirar vantagem dela, com o objetivo de progredir na vida profissional.
Leia mais sobre comunicação não verbal em: https://brainly.com.br/tarefa/53686211
#SPJ2