Leia o seguinte poema de Manuel Bandeira. CONSOADA Quando a Indesejada das gentes chegar (Não sei se dura ou caroável), Talvez eu tenha medo Talvez sorria, ou diga: - Alô, iniludível! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com os seus sortilégios.) Encontrará lavrado o campo, a casa limpa, A mesa posta, Com cada coisa em seu lugar. Do livro “Opus 10”, de Manuel Bandeira. 1) Qual a Figura de Linguagem presente no primeiro verso do poema? 1 ponto a) Metáfora. b) Metonímia. c) Eufemismo. d) Anáfora. 2) Qual a Figura de Linguagem presente no sexto verso do poema? 1 ponto a) Metáfora. b) Metonímia. c) Eufemismo. d) Anáfora
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- C
2-A
Explicação:
A figura de Linguagem presente no primeiro verso do poema é eufemismo.
Explicação:
No poema "Consoada", de Manuel Bandeira, o verso "Quando a indesejada das gentes chegar" a apresenta um eufemismo para a morte: a morte é a "indesejada das gentes", ou seja, o que todas as pessoas não desejam.
Eufemismo é uma figura de linguagem que consiste no emprego de termos que servem para atenuar o sentido de palavras ou expressões desagradáveis, ofensiva ou muito fortes, que podem chocar.
Por exemplo, em vez de dizer que alguém mentiu, diz-se que a pessoa disse uma inverdade, ou faltou com a verdade; em vez de chamar alguém de feio, diz-se que a pessoa é desprovida de atrativos físicos.
Leia mais sobre o poema "Consoada" em:
https://brainly.com.br/tarefa/25468590