Português, perguntado por Regiagoluanaah, 1 ano atrás

Leia o seguinte poema de Carlos Drummond de Andrade: Quadrilha (Carlos Drummond de Andrade) João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história. (Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2016.) Após a leitura do poema, assinale a alternativa que faz uma afirmação correta sobre ele: Escolha uma: a. Drummond utiliza intencionalmente o queísmo, pois, como um poeta modernista, seu desejo era subverter aquilo que era considerado correto para a gramática normativa. b. Neste poema, há claramente um problema de queísmo, uma vez que Drummond utiliza esse pronome excessivamente na primeira estrofe do poema. c. Neste poema, há claramente um problema de queísmo, o que demonstra falta de domínio do poeta sobre a norma culta escrita. d. Neste poema, há claramente um problema de queísmo, o que prejudica a compreensão da mensagem que o poeta desejava transmitir. e. Drummond utiliza intencionalmente o pronome relativo que de maneira excessiva, justamente para dar a ideia de encadeamento ou de quadrilha.

Soluções para a tarefa

Respondido por Regy21450
35
Drummond utiliza intencionalmente o pronome relativo que de maneira excessiva, justamente para dar a ideia de encadeamento ou de quadrilha..

danimendes3008: certo
Respondido por tiagojus
0

Resposta:

e

Explicação:

Drummond  utiliza  intencionalmente  o  pronome  relativo  que  de  maneira  excessiva, justamente para reproduzir a ideia da quadrilha, dança na qual uma pessoa dá as mãos para  duas  pessoas  diferentes,  ou  seja,  não  há  pares,  mas  um  encadeamento  de  um a pessoa  a outra. Como Drummond  era  um  poeta modernista, trabalhava  a  língua com mais liberdade  e de maneira mais próxima da linguagem utilizada no cotidiano, sendo, portanto,  não  só  aceitável  o  uso  excessivo  do  que  neste  caso,  como  também  um recurso estilístico.

Perguntas interessantes