Leia o seguinte fragmento de texto: “O modelo GQT (Gestão da Qualidade Total), versão mais recente da concepção técnico-científica, é originário da administração japonesa e tem o foco na participação dos colaboradores, resultando em altos índices de produtividade e de eficiência das tarefas propostas. Tal modelo passou a ser adaptado por outras nações, embora em ambiente cultural diferente, mas seguindo as tendências do setor de manufatura”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 77. Tendo em vista o dado trecho de texto e os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais características estão vinculadas à administração japonesa? Analise as afirmativas a seguir. I. Produtividade desordenada. II. Prevalência do coletivo. III. Limpeza, arrumação. IV. Cultura organizacional. São corretas apenas as afirmativas: A I, II e III. B I, II e IV. C I, III e IV. D II, III e IV. E I e II.
Soluções para a tarefa
Letra D.
I. Produtividade desordenada.
ERRADO. Porque a administração japonesa é focada na eficiência da produção, sobretudo aquela que é voltada para larga escala (em grande quantidade). Desse modo, o sistema japonês zela pela eliminação dos desperdícios e tempo certo de produção.
II. Prevalência do coletivo.
CERTO. Isso ocorre porque os demais setores da empresa são importantes para os resultados globais da produção.
III. Limpeza, arrumação.
CERTO. Isso é visto no uso do Programa 5S, onde estudamos que o ambiente de trabalho pode ser melhorado com a implantação dos seguintes sensos: senso de utilização dos recursos (materiais, humanos, financeiros); senso de organização; senso de limpeza (higiene); senso de padronização (regras internas) e senso de disciplina.
IV. Cultura organizacional.
CERTO. É fundamental para a aceitação das regras de convivência com outras pessoas da empresa.
Mantenha-se focado em seus estudos!