Leia o seguinte excerto do romance Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.
Noitava o terraço de vista vasta para carregadores dos cafezais em esquadrão e pastos cercados com estrelas. Porteiras batiam pás! longínquos por todo o Brasil. E havia desconjuntamentos de trolleys nacionais chegando de caminhos vermelhos por mato perfumado.
Lágrimas anacrônicas de minha sogra evocavam o marido ou o Pantico agora tardiamente transferido a europeus internatos comerciaturos.
Eu e Célia fugíamos corpos voluptuosos com catadupa retirada de sentimento para a sala de jantar fazendeira. Mas Cotita e Nair nos vinham dizer banalidades. Barricadávamo-nos então no quarto paiol intransponível da pólvora de nossos corações.
E preferíamos até ficar sós na casa de São Paulo reaberto deixando tia Gabriela e cunhadas inúteis transatlanticarem atrás do pantico.
Aponte a alternativa cuja afirmação não condiz com o texto acima.
Percebe-se no fragmento a presença de diversos neologismos, principalmente em certas formas verbais.
“E havia desconjuntamentos de trolleys nacionais chegando de caminhos vermelhos por mato perfumado”. O adjetivo “vermelho” está deslocado e distante do substantivo a que, realmente, caracteriza.
A ausência de metáforas é intencional, pois segue um princípio estipulado pelo Modernismo, especialmente pela Geração de 22, à qual o autor se filia.
Oswald de Andrade revela um aspecto marcante de sua obra, especialmente de sua poesia: a omissão de vírgulas, mesmo daquelas obrigatórias.
Os parágrafos não apresentam um desenvolvimento fluente, assemelhando-se, por isso, a quadros justapostos, realçando a vivacidade de cada momento.
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A alternativa incorreta é a letra c.
Isso porque podemos notar de forma óbvia a presença de metáforas no texto, sendo estas importantes recursos linguísticos para que que desejava ser tratado no mesmo questões relacionadas ao novo movimento literário.
Além disso, é correto afirmar que a literatura modernista, buscando uma literatura genuinamente nacional, apresenta grandes traços que distanciam a literatura nacional da europeia, como por exemplo, fuga da perfeição que os etopeus evidenciavam.
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