Leia o seguinte excerto do livro “A estrutura das revoluções científicas” de Thomas Kuhn:
Uma vez encontrado um primeiro paradigma com o qual conceber a natureza, já não se pode mais falar em pesquisa sem qualquer paradigma. Rejeitar um paradigma sem simultaneamente substituí-lo por outro é rejeitar a própria ciência.
O resultado final de uma sequência de tais seleções revolucionárias, separadas por períodos de pesquisa normal, é o conjunto de instrumentos notavelmente ajustados que chamamos de conhecimento científico.
Estágios sucessivos desse processo de desenvolvimento são marcados por um aumento de articulação e especialização do saber científico. Todo esse processo pode ter ocorrido, como no caso da evolução biológica, sem o benefício de um objetivo preestabelecido, sem uma verdade científica permanentemente fixada, da qual cada estágio do desenvolvimento científico seria um exemplar mais aprimorado.
A partir do excerto e do que você estudou, assinale as corretas:
Identifica-se, no segundo parágrafo, uma definição kuhniana de conhecimento científico.
Para Kuhn, os paradigmas governam o estágio da ciência normal.
Em períodos de ciência normal, a ciência pode dispensar os paradigmas.
Kuhn sugere um modelo que assinala momentos de ciência normal e ciência revolucionária para descrever a dinâmica do saber científico.
O modelo adotado por Kuhn é contraditório, pois, se não há uma verdade fixada, não pode haver ciência
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
Como as revoluções científicas ocorreram e o desenvolvimento do pensamento.
Para o autor Thomas Kuhn o paradigma é a característica principal do pensamento, ou seja, a ciência normal ocorre quando os paradigmas são substituídos o que põe em xeque algumas questões, necessitando que outros paradigmas ocorram.
Assim, os paradigmas são mutáveis, ou sejam eles podem variar visto que essa noção se dá a partir do conjunto de pesquisas e reflexões.
Ele faz a representação de um padrão a ser seguido, como um pressuposto filosófico, matriz, originando os diversos estudos de um campo científico.
Resposta: Identifica-se, no segundo parágrafo, uma definição kuhniana de conhecimento científico. (verdadeiro)
Para Kuhn, os paradigmas governam o estágio da ciência normal.(verdadeiro)
Em períodos de ciência normal, a ciência pode dispensar os paradigmas.(falso)
Kuhn sugere um modelo que assinala momentos de ciência normal e ciência revolucionária para descrever a dinâmica do saber científico.(verdadeiro)
O modelo adotado por Kuhn é contraditório, pois, se não há uma verdade fixada, não pode haver ciência. (falso)
Explicação: