ENEM, perguntado por mariliafeingg, 10 meses atrás

Leia o seguinte excerto do livro “A estrutura das revoluções científicas” de Thomas Kuhn:

Neste ensaio, ‘ciência normal’ significa a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações científicas passadas. Essas realizações são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade científica específica como proporcionando os fundamentos para sua prática posterior. (...) Suponhamos que as crises são uma pré-condição necessária para a emergência de novas teorias e perguntemos então como os cientistas respondem à sua existência. (...) De modo especial, a discussão precedente indicou que consideraremos revoluções científicas aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a filosofia da ciência de Thomas Kuhn estudada na Unidade de Aprendizagem, assinale a opção INCORRETA:



a) O aceite de um novo paradigma ocorre depois que o fracasso persistente na resolução de uma anomalia dá origem a uma crise.


b) A ciência normal é o período em que se desenvolve uma atividade científica com base em um paradigma.


c) Paradigma é uma concepção teórica associada a um conjunto de crenças, valores e pressupostos que são objeto de disputa e não de consenso em uma comunidade científica.


d) As revoluções científicas produzem efeitos aniquiladores na tradição à qual a atividade da ciência normal está ligada, isto é, um paradigma deixa de existir quando não é mais seguido.


e) A atividade científica madura desenvolve-se por meio de fases de ciência normal (paradigmática), crise, revolução e novo paradigma.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1

Letra C.

Dentre as opções, somente a letra C encontra-se incorreta, uma vez que os paradigmas são compreendidos como elementos de consenso comum, no qual a comunidade científica se apoia para exercer a "ciência comum".

Quando o paradigma torna-se alvo de questionamento, surge uma crise, que precede novas revoluções científicas, as quais darão origem a novos paradigmas, incompatíveis com os anteriores.

Perguntas interessantes