Pedagogia, perguntado por Fabu, 9 meses atrás

Leia o relato de caso fictício:
Gabriel, 8 anos, é um aluno de uma escola municipal. Sua professora em reunião com os pais pontuou que a criança apresenta dificuldades de leitura, escrita e se queixa frequentemente de dores de cabeça, o que tem refletido no emocional da criança e em sua autoestima. Os pais relataram não entender o que pode ocorrer com seu filho, pois até o momento não havia apresentado este tipo de dificuldade. A professora suspeita de uma deficiência visual.

Com base no exposto e em seus conhecimentos, avalie as afirmativas abaixo quanto ao posicionamento correto da professora:

I. É necessário orientar a família que leve Gabriel a um oftalmologista;
II. Diante da queixa, a professora deverá afastar o aluno do convívio com os demais colegas, para evitar que casos de bullying ocorram.
III. A professora deve estimular o aluno para a utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanescentes, bem como na superação de dificuldades e conflitos emocionais.
IV. É necessário que a escola faça adaptações educacionais para Gabriel se desenvolver, como o uso de recursos ópticos, essenciais para o desenvolvimento do aluno deficiente visual.

As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativa 1:
V, F, F, V.

Alternativa 2:
V, F, F, F.

Alternativa 3:
V, F, V, V.

Alternativa 4:
F, V, V, F.

Alternativa 5:
F, F, F, V.


Soluções para a tarefa

Respondido por gabipfs
20

Resposta:

V F V V

Explicação:

A segunda opção creio estar errada pois o aluno NÃO deve ser afastado dos demais


Fabu: Muitíssimo obrigado!!
Respondido por ceciliadecarli
15

Resposta:

VFVV

Explicação:


JUJUMATHEUS: Também concordo com a alternativa 2 V,F,F,F. Devemos considerando ser um aluno suspeito ainda que não possui diagnóstico médico.
arioziale: Enquanto isso vocês fariam o que com o aluno? É claro que é necessário o parecer médico para dar o próximo passo, mas as atitudes devem ser tomadas pela escola e pelo professor imediatamente para minimizar o impacto na vida escolar e pessoal dessa criança. Portanto VFVV.
anakvitschal: Gente, nesse primeiro momento cabe à escola levar a observação da professora ao conhecimento dos pais. Resposta VFFF.
michelimunhos: VFFF, ele não é um deficiente visual ainda para a escola ja fazer algo, creio que antes precise do diagnostico para a escola agir.
fesamp: VFFF- A única função da professora (presente nas opções listadas) até que o aluno seja diagnosticado como deficiente visual, é orientar os pais sobre a necessidade de a criança ser avaliada por um oftalmologista.
kewry141: A última alternativa afirma que gabriel é deficiente visual e ninguém sabe se é pq não tem diagnóstico portanto a alternativa não pode ser verdadeira, se corrigigem como verdadeira reclame com a mediadora pq está errada. então a única alternativa possível é a VFFF.
elainecsgmp: Concordo VFFF. A unica alternativa que cabe a professora é orientar os pais a leva-lo a um oftalmologista.
michelleantonini: ESSA PERGUNTA É MUITO PERIGOSA... SUGERE A DEFICIÊNCIA ANTES MESMO DE SE TER O DISGNÓSTICO. QUAL É A CORRETA ENTÃO?? APENAS A 1ª?
analice2016: sim, apenas a 1
arioziale: Gabarito corrigido VFVV. Quem está na sala de aula sabe que como eu disse lá em cima, devemos amenizar as dificuldades das crianças ao máximo, sem ficar de braços cruzados esperando o diagnóstico, que por sua vez é de suma importância, mas nem por isso devemos simplesmente não tentar nada antes que tenha esse diagnostico.
Perguntas interessantes