Leia:
“[O] Primeiro Livro de Geografia de Ptolomeu, que [Pedro] Nunes classifica como ‘fundante de toda a sua Geografia’, é uma das obras que tiveram um papel mais estruturante de todo o pensamento geográfico europeu dos séculos XV e XVI. Não existe ainda hoje uma tradução completa, em português, da Geografia de Ptolomeu e a tradução de Pedro Nunes do seu Primeiro Livro permanece única desde 1537 até a atualidade”.
(Luís Jorge SEMEDO DE MATOS. A “Carta de marear” do princípio do século XVI. In: Luís Jorge SEMEDO DE MATOS (org.) As novidades do mundo. Lisboa: Edições Colibri, 2002, p. 173174).
Considerando o texto e o que foi trabalhado no módulo, pode se afirmar que:
Mercator renegou a obra de Pedro Nunes ao definir sua projeção, pois não aprovava a admiração do português por Ptolomeu.
A influência exercida pela recuperação das obras de Ptolomeu teve que ser renegada por Mercator em razão da profusão de erros que seus mapas traziam.
A obra de Ptolomeu não influenciou o saber geográfico português, em especial no que tange à navegação, pois foram muito poucas as traduções do sábio grego.
A obra de Ptolomeu reforçou o estilo de cartografia influenciado pela atmosfera religiosa da época em razão da ausência de rigor dos estudos do geógrafo grego.
A obra de Ptolomeu também influenciou a Cartografia, pois resgatava a herança do saber grego, que continha princípios matemáticos e astronômicos de grande valor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A obra de Ptolomeu também influenciou a Cartografia, pois resgatava a herança do saber grego, que continha princípios matemáticos e astronômicos de grande valor.
Perguntas interessantes