Leia o poema. (...) Quanto mais eu sinta, quanto mais eu sinta como várias pessoas, Quanto mais personalidades eu tive, Quanto mais intensamente, estridentemente as tiver, Quanto mais simultaneamente sentir com todas elas, Quanto mais unificadamente diverso, dispersamente atento, Estiver, sentir, viver, for, Mais possuirei a existência total do universo, Mais possuirei a existência total do universo, Mais completo serei pelo espaço inteiro fora [...]. Fernando Pessoa. In Poemas escolhido. Frederico Barbosa (org.) Coleção Ler é aprender. São Paulo, Klick, 1999.
Na construção do poema de Fernando Pessoa, percebe-se que o poeta realiza uma simultaneidade entre as ideias estabelecidas no texto. Desse modo, há a predominância de uma oração subordinada adverbial específica. Explique que oração é essa, comprovando com fragmentos do texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O exercício é interpretação de texto
A oração que predomina é quanto mais eu sinto
Quanto mais eu sinta, quanto mais eu sinta como várias pessoas
Quanto mais personalidades eu tive
Quanto mais intensamente, estridentemente as tiver
Quanto mais unificadamente diverso, dispersamente atento, Estiver, sentir, viver, for
Sucesso nos estudos!!!
Há a predominância da oração subordinada adverbial proporcional "quanto mais eu sinta como várias pessoas".
Com ela, se dá a noção de sentir-se como o todo.
Percebe-se que esta oração com função de advérbio se repete durante todo o poema, apresentada de outras formas, mas reafirmando a ideia de proporção em relação ao todo, para a ele se unir, que é o tema que permeia o poema:
- "Quanto mais personalidades eu tive"
- "Quanto mais intensamente[...] as tiver"
- "Quanto mais [...] sentir com todas elas"
- "Quanto mais [...] diverso"
Orações subordinadas.
Orações subordinadas são oraçãos que precisam de outra oração para lhes dar sentido, ou seja, estão subordinadas a elas como os dedos estão subordinados a mão.
A mão existe e faz sentido mesmo sem os dedos (você pode no mínimo mexer a mão sem os dedos), mas os dedos não podem existir sem a mão - do mesmo modo acontece com as orações subordinadas.
Para encontrar a oração subordinada em um período separe as orações (verbo ou locução verbal⇒centro) e leia-as isoladamente. A que não fizer sentido sozinha, é a subordinada.
Não esqueça: nem todo período possui orações subordinadas. Períodos podem ser compostos por várias orações coordenadas, que são completas em sentido.
De acordo com o exposto fica claro que a explicação em gradações do processo de junção com o todo se faz ver desde o ínicio e se repete até o final do poema, em boa parte, por meio da do oração "quanto mais eu sinta como..." ⇒ todo.
Se você tentar pegar cada uma de suas variantes separadas (na resposta em bullet points), elas não fazem sentido; por outro lado, as oraçãos principais no final, sozinhas, fazem.
A classificação das orações subordidadas é bem extensa, mas tendo esta breve introdução em mente, estude mais sobre orações subordinadas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29361816
#SPJ2