Leia o poema "quadrilha " do poeta mineiro carlos drummond de Andrade
A) n) c ) d)
Soluções para a tarefa
Análise do poema ''Quadrilha''
a. A semelhança se evidencia porque na quadrilha das festas juninas, os pares se separam e cada um dos parceiros dança com pessoas diferentes, até voltarem ao parceiro inicial. No poema, ao falar de ''amor'', essa troca de parceiros é comum, ou seja, quando se busca o amor há uma troca de parceiros e alguns fatos podem acontecer, fazendo com que alguns desistam do amor, outros encontram novos parceiros, não previstos no início da busca.
b. A semelhança entre as histórias de amor é que todos parecem ter ficado sozinhos, após deixarem escapar seus amores, seguindo seus destinos em outras direções. A única que se casou, realmente, foi Lili, que nem amava ninguém.
c. A referência a J. Pinto Fernandes, marido de Lili, sugere que o nome é impessoal, ninguém conhecia. Essa forma de se referir a ele, parece ser o nome de um estabelecimento comercial, uma empresa, não uma pessoa.
d. O pessimismo está presente no poema, ao se referir ao amor como algo absurdo, um jogo da sorte onde apenas alguns têm a chance de vencer. Com exemplos do cotidiano, de forma simples, ''Quadrilha'' ilustra muito bem o desespero de um homem e dos que estão ao redor, para quem o amor parece ser impossível.
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) é um dos maiores poetas do século XX, considerado, também, um dos maiores escritores da literatura brasileira.
Drummond teve um impacto muito grande no panorama literário brasileiro, pois além de ser focado nas questões políticas da época, também se preocupava com as experiências e emoções do indivíduo.
Fez parte da segunda geração do Modernismo brasileiro, com obras poéticas que quebraram as tradições dos movimentos anteriores, com linguagem acessível e abordagem de temas do cotidiano, sem se preocupar com a rima.
Com sua poesia, Drummond conquistou a atenção e admiração dos leitores, sendo eternizado com seus poemas com temas que até hoje, se mantém atuais:
- a solidão;
- a memória;
- a vida em sociedade;
- a rotina das grandes cidades;
- as relações humanas.
Obras mais famosas
- No meio do caminho;
- Quadrilha;
- Poema de sete faces;
- Amar;
- José;
- Receita de Ano Novo;
- Destruição;
- Sentimento do Mundo;
- Para sempre.
Complementando a tarefa
Leia o poema “Quadrilha”, do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.
''João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.''
a) Esse poema retoma a ideia central da quadrilha, uma dança típica das festas juninas. Que semelhança existe entre eles?
b) Com exceção de Lili, o que há de semelhante entre as histórias de amor vividas pelos personagens?
c) Observe a diferença nos nomes dos personagens. O que o uso do sobrenome em “J. Pinto Fernandes” revela sobre ele?
d) Por que o poema revela uma visão pessimista sobre o amor?
Entenda mais sobre Carlos Drummond de Andrade em: https://brainly.com.br/tarefa/24894116
#SPJ4