Leia o poema "O operário em construção" e responda às questões seguintes:
1-“Que a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era sua escravidão”
Explique o trecho acima de acordo com a teoria de Marx sobre o trabalho e a alienação
2-“Que o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário”
Utilize o conceito de trabalho estudado na matéria para explicar o trecho acima.
3-Nas passagens “O que um operário dizia/outro operário escutava” e “Não podes dar-me o que é meu”, o autor expressa uma ideia que pode ser percebida na teoria de Marx sobre as classes sociais. Diferencie “classe em si” e “classe para si” e explique de qual dos dois conceitos se trata a passagem.
4-Retire do poema outros trechos que podem ser explicados a partir das teorias desenvolvidas por Marx. Escreva as partes destacadas e explique porque a teoria de Marx se encaixa nelas.
Soluções para a tarefa
O conceito de alienação pode ser entendido através das ideias de Karl Marx onde o indivíduo (proletário) que serve de mão de obra para a burguesia, é colocado em um estado de alienação a partir de sua dependência ao trabalho por questões econômicas e sociais.
Podemos relacionar esse conceito com a "vendagem" que os indivíduos passam nos diferentes aspectos da sociedade, sendo coagidos a agirem seguindo os ideais de uma outra pessoa cegamente.
A classe em si pode ser observada como a união de um grupo, um bom exemplo utilizado são as camadas proletárias, ou seja, os trabalhadores em busca de direitos, como melhores oportunidades, melhor salário, benefícios etc.
A classe para si, pode ser a união de um grupo, porém, com o ideal para uma pessoa, onde podemos citar trabalhadores que realizam as necessidades de um patrão no crescimento de uma empresa e ganham a menor parcela dos resultados.