Filosofia, perguntado por seestephane, 11 meses atrás

Leia o poema “O bicho”, de Manuel Bandeira.


O Bicho (Manuel Bandeira)



Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.



Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.



O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.



O bicho, meu Deus, era um homem.


Considerando o poema lido e a função humanizadora da arte, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Alternativa 1:
Este poema de Manuel Bandeira relata uma cena cotidiana, já que qualquer pessoa poderia se deparar com situação semelhante. O autor utiliza uma linguagem coloquial e acessível, recorrendo à simplicidade, característica tão marcante em sua obra.

Alternativa 2:
O texto se inicia com refinada passividade, talvez se perceba até mesmo o silêncio de uma rua vazia, ecoando alguns movimentos solitários e pontuais. E esta passividade se mantém quando se anuncia que o bicho descrito, que passa despercebido, na realidade é um homem.

Alternativa 3:
O poema intensifica a dinâmica da fome: não examinar nem cheirar demonstra ações imediatas e vorazes, próprias de um ser irracional, a que se reduz um homem diante à calamidade. Estar rebaixado além do cão, do gato e do rato introduz o impacto emocional do expectador, que impotente observa.

Alternativa 4:
Ver uma pessoa na rua numa grande cidade revirando o lixo talvez não causasse tamanha comoção, pois que o hábito de conviver com a pobreza a banaliza. No entanto, Manuel Bandeira a coloca no seu devido patamar de sensação: a da repulsa, a da lamentação, pois este olhar verdadeiro diante de um homem em necessidades extremas é o de identificação, de empatia.

Alternativa 5:
Assim se configura a função humanizadora da arte, pois ela tem a capacidade de nos irmanar com os outros; permite-nos enxergar o mundo à nossa volta e nos vermos parte dele. Sendo assim, a ética reside na percepção de que todos somos iguais, somos seres humanos e, portanto, deveríamos gozar dos mesmos direitos e deveres.

Soluções para a tarefa

Respondido por vivi2107
61
resposta 2 ''O texto se inicia...''
Respondido por larissamagrani
2

O trecho do poema "O Bicho" expressa o choque com a situação de pobreza e com a forma desumana de se referir a pessoas (2).

Manuel Bandeira, autor modernista brasileiro, nasceu em 1886, em Recife, e morreu em 1968, aos 82 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de tuberculose.

Ainda jovem, dedicou-se aos escritos e à poesia, escrevendo para os jornais locais. A primeira obra publicada por Bandeira foi no ano de 1917, sendo influenciado por movimentos literários, como: o Parnesianismo e o Simbolismo.

O poeta participou da Semana de Arte Moderna, em 1922, e apresentou seu famosíssimo poema "Os Sapos", onde criticava os métodos clássicos de se "fazer" poesia.

Além de docente, Manuel Bandeira foi nomeado membro da Academia Brasileira de Letras, tendo seu enfoque artístico direcionado à prosa, à crônica e a obras onde a memória era seu tema principal.

Três obras de Bandeira são: Estrela da Manhã (1936), Autoria das Cartas Chilenas (1940) e Libertinagem (1930).

Link: brainly.com.br/tarefa/16163945

Anexos:
Perguntas interessantes