Leia o poema, de Sá de Miranda, para responder às questões de 1 a 3. Comigo me desavim Comigo me desavim, sou posto em todo perigo; não posso viver comigo nem posso fugir de mim. Com dor, da gente fugia, antes que esta assi crescesse; agora já fugiria de mim, se de mim pudesse. Que meio espero ou que fim do vão trabalho que sigo, pois que trago a mim comigo, tamanho imigo de mim? Vocabulário: desavim- desentendi; assi- assim; vão- inútil; imigo- inimigo. Esse texto é composto por versos com quantas sílabas poética? Na resposta, reescreva os versos, faça a escansão dos dois primeiros versos e classifique-os de acordo com a quantidade de sílabas poéticas.Do ponto de vista formal, esse poema retoma a estrutura paralelística das cantigas trovadorescas? Explique. Que drama aflige o eu lírico?
Soluções para a tarefa
O exercício é interpretação de texto - comigo me desavim
Sá de Miranda
Cantiga “Comigo me desavim”
Comigo me desavim,
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.
Com dor da gente fugia,
Antes que esta assi crecesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo
Tamanho imigo de mim?
O poeta nestes versos quer encontrar um modo de viver consigo, pois se considera seu maior inimigo, tanto que consigo se desentendeu, mas não pode tirar ele de sua própria pessoa assim tem que arrumar um jeito de conviver consigo próprio.
É como se ele se transformasse em duas pessoas, uma que a outra não quer.
vamos ao exercício
Esse texto é composto por versos com quantas sílabas poética? Na resposta, reescreva os versos, faça a escansão dos dois primeiros versos e classifique-os de acordo com a quantidade de sílabas poéticas.
Sou /pos/to em /to/do /pe/ri/go;
Não/ pos/so/ vi/ver /co/mi/go
são redondilhas maiores de 7 versos
Do ponto de vista formal, esse poema retoma a estrutura paralelística das cantigas trovadorescas? Explique.
Assume pois repete as redondilhas maiores.
Que drama aflige o eu lírico?
como viver consigo mesmo, se se desentendeu consigo
Saiba mais sobre interpretação de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/25278585
Sucesso nos estudos!!!
1 - No primeiro fragmento, vemos uma relação do autor, ao expor a visão do "EU" como aquele que não se entende, ou seja, ele possui questões íntimas, que reforçam o fato dele não estar bem com ele mesmo, sendo esse um diferencial, de personagens que normalmente tem certeza sobre seus sentimentos, aqui, vemos uma escolha de dúvida para o personagem.
Onde verificamos essa confusão na mente do personagem?
"Sou posto em todo perigo; não posso viver comigo nem posso fugir de mim. (...) Que meio espero ou que fim do vão trabalho que sigo, pois que trago a mim comigo, tamanho inimigo de mim?"
Aqui, há uma forte dúvida que o preenche, sendo considerado inimigo dele mesmo, por cada uma das questões que sua mente constrói.
Mais sobre o exercício poético:
https://brainly.com.br/tarefa/4525677
2 - O segundo fragmento, nos apresenta um olhar pleno do personagem que fala sobre si, ou seja, o Eu lírico reflete a saudade, sendo um outro ponto de confusão e dúvida em sua mente, mas a partir do reconhecimento de si mesmo como alguém. que sente falta do que era antes, entendendo que o eu de hoje é apenas um traço do que antes existiu.
Onde identificamos o sentido de saudade por parte do Eu lírico?
Perdi-me dentro de mim Porque eu era labirinto E hoje, quando me sinto. É com saudades de mim. (...) E sinto que a minha morte - Minha dispersão total - Existe lá longe, ao norte, Numa grande capital.
Por fim, o uso das frases, "saudade de mim" e "minha dispersão total" refletem abertamente o posicionamento do Eu lírico sobre a falta que ele mesmo tem de si.
Mais sobre a criação poética:
https://brainly.com.br/tarefa/20322450
3 - Vemos o uso de 7 versos, dentro de um ponto de vista formal que assume características trovadorescas. As redondilhas maiores são uma base para esse argumento.
Qual a síntese da dúvida do Eu lírico?
O desejo de conseguir viver consigo mesmo, não mais se desentendendo consigo mesmo.
Quais as características do Eu lírico?
O Eu lírico é a voz que elucida a poesia, e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações e dúvidas.
Mais sobre a escrita poética:
https://brainly.com.br/tarefa/42881489
#SPJ3