História, perguntado por lukasfnovais, 11 meses atrás

Leia o poema de Fernando Pessoa.

"Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu".

(Fernando Pessoa)

O significado de "passar além do Bojador", nas primeiras décadas do século XV, é:

ultrapassar a "barreira" que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné.
Conquistar Ceuta e encontrar o "Eldorado", lendária terra repleta de prazeres e riquezas, superando os mitos vinculados ao longo da Idade Média.
Conquistar a cidade africana de Calicute, importante feitoria espanhola responsável por abastecer o mercado oriental de produtos de luxo.
Suportar o escaldante sol equatorial, as constantes tempestades marítimas e o "mar tenebroso" das ilhas da América Central.
"Dobrar" o Cabo da Boa Esperança, por Vasco da Gama, aventura marítima coberta de mitos e lendas sobre a existência do "Paraíso" ou "Éden".

me ajudem e muito importante..​


KimTofu95: sou pessima em história ksksks vou ler pera
lukasfnovais: kk
lukasfnovais: consegui?ksks
KimTofu95: respondi acho q é aquela não sou boa nisso kskksk

Soluções para a tarefa

Respondido por KimTofu95
27

Resposta:

eu ACHO q é a:

ultrapassar a "barreira" que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné.


lukasfnovais: esse("acho que e") quebra minhas pernas ksks
Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A, sendo o Cabo Bojador aquele que marca a "dobra" do Deserto do Saara e uma espécie de "limite natural" para a tecnologia de navegação que era empregada pelos europeus antes das inovações dos séculos XIV, XV e XVI.

Ao contornar o Cabo Bojador, o que já exigia dias de viagem difícil e em Oceano aberto e pouco amistoso, era possível aportar na Costa da Guiné, região que já não é mais marcada pela aridez absoluta do Deserto do Saara e que permite atracar e reabastecer as embarcações. Portugal, ao realizar esta viagem, passou a conseguir ir cada vez mais longe pela costa africana, até ter conseguido dobrá-la completamente ao virar o Cabo da Boa Esperança, em expedição liderada por Vasco da Gama ao final do Século XV.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/31117129

Anexos:
Perguntas interessantes