Português, perguntado por gusta16157, 1 ano atrás

Leia o poema, abaixo, e responda à(s) questão(ões) a seguir. estupor esse súbito não ter esse estúpido querer que me leva a duvidar quando eu devia crer esse sentir-se cair quando não existe lugar aonde se possa ir esse pegar ou largar essa poesia vulgar que não me deixa mentir (LEMINSKI, P. Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 249.) (Uel) Acerca dos pronomes presentes no poema, assinale a alternativa correta. A As várias ocorrências de “esse” têm função coesiva e remetem ao “estupor” do título. B A segunda ocorrência de “que” reintroduz a ideia segundo a qual a poesia é uma mentira. C Na primeira estrofe, “me” e “eu” indicam, respectivamente, o poeta e o narrador. D As duas ocorrências do “se”, na segunda estrofe, refletem a tensão entre eu lírico e leitor. E No último verso, “me” é complemento do verbo “mentir”.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniassilva
8
 
É a opção A, pois o pronome demonstrativo (esse) remete anaforicamente ao titulo, (estupor)
Respondido por makmorales
18

Letra A é a opção correta, visto que as várias ocorrências deesse”  apresentam a função coesiva e, da mesma forma, acabam por remeter ao termo "estupor", que está presente logo no título do poema em questão.

O termo estupor basicamente significa um estado de inconsciência extremamente profundo, de modo que também pode ser associado à perda da mobilidade, ser uma paralisia que afeta o indivíduo, seja causada por fatores orgânicos ou mesmo psicológicos.

Abraços!

Perguntas interessantes