Português, perguntado por marianafozpr, 1 ano atrás

Leia o poema abaixo, de Alphonsus de Guimaraens, para responder ás questoes que seguem: Quando Ismália enlouqueceu, Pôs -se na torre a sonhar.... Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria a lua do céu, Queria a lua do mar. E no desvario seu, Na torre pôs-se a cantar... Estava perto do céu, Estava longe do mar. E como um anjo pendeu As asas para voar.... Queria a lua do céu, Queria a lua do mar. As asas que Deus lhe deu Reflaram de par em par Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao mar. Responda: A)Quais símbolos são trabalhados no refrão do poema? Em que medida, a partir da análise destes elementos , é possível afirmar que a vida dos homens é uma vida de aparencias, que não conduz a verdade? B)A partir da análise da forma deste poema, responda em que medida os simbolistas rompem com a estética parnasiana. C)A partir da análise da quarta estrofe_quando Ismália torna-se um anjo- diga qual a importancia da espiritualidade para o simbolismo. D)Em sua loucura, Ismália queria a lua do céu e a lua do mar. Considerando a dimensão simbólica do poema, o que pode representar esse desejo? De que "loucura" se trata?

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
36

a) A loucura, a fantasia, a espiritualidade e a visão individualista da vida. A loucura reduz à condição humana a mera existência. Sem a condição perfeita da mente, o ser humano vira apenas um corpo sem vida.

b)O parnasianismo tem tendência objetiva e a busca da perfeição. Neste poema mostra subjetivismo e a forma humana, diante da imperfeição que é a loucura.

c) A espiritualidade é muito importante, visto que tem ligação com a morte e temas individualistas.

d) A lua simboliza o desejo de ter algo inalcançável, um amor não correspondido, por exemplo. Também simboliza o dualismo entre o carnal e o espiritual, que está relacionado à condição humana.


Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

▪︎Esse desejo , considerando a dimensão simbólica, pode representar que: ao morrer, a alma de Ismália “sobe ao céu”, enquanto seu corpo “desce ao mar”, de acordo com o que Deus lhe deu. Ela reencontra a transcendência voltada para a dimensão espiritual.

▪︎Ver uma lua no céu e outra no mar é como a união da alma com o corpo .Ela se entregou ao onirismo com a loucur, que talvez tenha sido uma busca ao universo cósmico.

Perguntas interessantes