Português, perguntado por gislenecruzy3956, 8 meses atrás

Leia o poema a seguir: Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro (Oswald de Andrade) Sobre o poema acima, podemos afirmar que: (Ref.: 202007868105) O uso do pronome átono "me" iniciando o último verso é um exemplo de que a língua é uniforme e não varia. A língua padrão é uniforme e seu uso é inversamente proporcional à escolaridade de seus usuários. Apresenta um exemplo de variação linguística, pois registra o uso de expressões tanto da norma culta quanto da linguagem coloquial ou informal. Trata-se de uma constatação de que a língua padrão é falada igualmente por todos os segmentos da sociedade brasileira. A língua portuguesa é falada sempre do mesmo modo pelas diferentes camadas sociais da população brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandalorrane24
112

Apresenta um exemplo de variação linguística, pois registra o uso de expressões tanto da norma culta quanto da linguagem coloquial ou informal.

Explicação:

Respondido por polianafferreira
43

Sobre o poema do enunciado, podemos afirmar que ele apresenta um exemplo de variação linguística, pois registra o uso de expressões tanto da norma culta quanto da linguagem coloquial ou informal. Assim, faz-se correta a LETRA C.

A linguagem culta, chamada também de linguagem formal, é baseada na utilização correta das normas gramaticais, assim como na pronúncia correta das palavras.

A linguagem coloquial, chamada também de linguagem informal, é aquela usada no cotidiano, que pode ser espontânea e/ou regionalista, não havendo preocupação com as normas gramaticais.

Não podemos afirmar que uma é certa e outra é errada, apenas dizer que uma está de acordo com as normas da Língua Portuguesa e a outra não. O uso de cada uma irá depender da situação.

Leia mais:

- https://brainly.com.br/tarefa/1984304

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes