Português, perguntado por ednilsonegcs, 1 ano atrás

Leia o poema a seguir. Murmúrios Pousa num ramo um sopro de agonia dos que morrem (sem saber) em nosso coração. Suspira a noite no vento vadio. Amados mortos: tentais dizer o quanto amais ainda? FLUSSER, Vilém Flusser. Murmúrios. Tradução de Dora Ferreira. In: Dora Ferreira da Silva. Poesia reunida. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999. p. 319. No poema:

A a noite, personificada, lamenta a morte dos amigos do eu lírico.

B os sons noturnos do vento são interpretados como possíveis declarações de amor dos mortos.

C os murmúrios da noite são lamentos dos espíritos, inconformados com a morte.

D o eu lírico amedronta-se, assombrado pelas vozes dos espíritos que vagam pela noite.​

Soluções para a tarefa

Respondido por geovanaodn11
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Resposta:

b

Explicação:

A alternativa A está incorreta porque os sons do vento não são apresentados como voz da noite, mas dos próprios mortos; a C, porque o poema não fala de inconformidade com a morte, ou da não aceitação do estado de morte, mas do desejo de que os vivos compreendam que eles, os mortos, ainda são capazes de amar; a D, porque não há no poema qualquer sugestão de que o sujeito lírico tenha medo das vozes. Os dois últimos versos fundamentam a interpretação apresentada na alternativa b. Na correção, pode-se discutir a interpretação da primeira estrofe: o sopro de agonia tem como causa o fato de os mortos não aceitarem morrerem no coração dos amigos que continuam vivos.

Respondido por martinkoliveira
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No poema "Murmúrios", os sons noturnos do vento são interpretados como possíveis declarações de amor dos mortos. Por este motivo, a alternativa correta é a letra B.

Análise das afirmações sobre o poema "Murmúrios"

  • A - ERRADA, porque os sons do vento são apresentados ao leitor como oriundos dos mortos.

  • B - CORRETA, uma vez que os sons do vento seriam declarações de amor dos mortos.

  • C - ERRADA, pois não há divagação sobre lamentações por parte dos espíritos, mas apenas o desejo dos mortos de amar.

  • D - ERRADA, visto que o eu lírico não afirma em nenhum momento que tem medo das vozes dos espíritos.

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