Leia o poema a seguir.Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás Há estrelas que veem, que ouvem, Outras surdas, outras cegas Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários Quase que só há estrelas a)Nesse poema, o eu poético utiliza muitas figuras de linguagem. Procure um exemplo de personificação e um de hipérbole. Com que intenção poderiam ser utilizadas essas figuras? b)O poeta cria uma série de neologismos. Quais são eles? c)Que efeito produzem esses neologismos no poemas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Primeiro vamos as definições:
Personificação/Prosopopeia: É quando objetos sem vida (inanimados) ganham características e sentimentos humanos.
Hipérbole: É quando há um exagero proposital nas palavras de forma dramática.
A)
Personificação: ''Há estrelas que veem, estrelas que ouvem, outras surdas, outras cegas'' O autor deu características humanas as estrelas.
Hipérbole: ''Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários''. Há um exagero sobre a quantidade de estrelas.
B)
Neologismo: Criação de novas palavras a partir de outras já existentes. ''Estrelas-peixes, estrelas-flores, estrelas-sábias, estrelas-pianos''
C)
Produzem uma função poética e expressiva. Esse poema mostra que somos seres humanos com características tão parecidas, mas ao mesmo tempo nos diferenciamos na maneira de nos expressarmos e vermos o mundo.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição; Bons estudos e se cuide!
resposta:
1a 2a
explicação: fiz no classroom
e acertei
marquem melhor resposta