Português, perguntado por guilherme1620, 1 ano atrás

leia o poema a seguir, de Ferreira Gullar,escrito durante o período do regime militar no Brasil

Dois e dois:quatro

como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
é a liberdade pequena

como teus olhos são claros
é a tua pele, morena

como é azul o oceano
é a lagoa,serena

como um tempo de alegria
por trás do terror me acena

é a noite carrega o dia
no seu colo de a

sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena

mesmo que o pão seja caro
é a liberdade pequena.

1- leia a seguir um depoimento de Ferreira gullar,dado na Bienal do rio de janeiro, em 2009,no qual ele comenta sobre a situação em que esse poema foi escrito:


muitos amigos estavam presos,muita gente sumiu, então havia um grande desapontamento em todos nós, que tínhamos lutado pela reforma agrária,pela mudança das condições do país [...] então esse poema foi escrito um pouco pensando nas pessoas que estavam presas e em tudo, em todos nós que estávamos perdendo o ânimo [...]

A)a primeira estrofe apresenta uma síntese das ideias principais do poema.considerando o contexto social e político em que o poema foi produzido, explique o sentido dos versos"bora o pão seja caro/é a liberdade pequena".

B) tendo em vista o momento caracterizado por gullar,conclua:o que expressam os dois primeiros versos dessa estrofe?

C) segundo o depoimento de gullar, a quem ele se dirigia com o seu poema?

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
86
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:


Sobre o poema e o depoimento de Ferreira Gullar, podemos responder o seguinte:


a) O poema foi produzido no século XX, período marcado por grandes mudanças sociopolíticas no Brasil e no mundo. Publicado em 1966, "Dois e dois são quatro" pode ser relacionado ao início da ditadura militar no Brasil, principalmente pelo fato de Ferreira Gullar ser militante da oposição à ditadura.

Deste modo, podemos dizer que o pão caro está relacionado à situação econômica vivida pela população brasileira, enquanto a liberdade pequena articula-se com a repressão da ditadura militar, que ainda estava em seu início e não havia atingido o ápice.

b) Os dois primeiros versos demonstram uma certa esperança do eu lírico, já que ele tem certeza ("como dois e dois são quatro") de que não deve abrir mão de viver sua vida.

c) Segundo Gullar, o poema foi escrito pensando nos amigos dele e outras pessoas que foram presas lutando contra a ditadura militar.
Perguntas interessantes