Leia o inicio de conto de Heloísa Seixas
"O homem subiu os dois lances de escada, degrau por degrau, quase sem perceber que o fazia. Sua única ligação com
o espaço em torno era o peso do laptop que levava na mão direita. Isso, ele sentia. Mas sua mente estava longe dal,
concentrada no trabalho urgente que teria de fazer em casa à noite. Subiu e enfiou a chave na porta, no exato
instante em que a luz..."(esse é o texto)
Coloque a mão na massa e de continuidade a esse conto: caracterize o personagem, ou os personagens fisica
psicologicamente, descreva o espaço físico e pense no tempo da narativa. Além disso, elabore o desenvolvimento
contendo um conflito e o climax, e, por fim, o desfecho desse texto.
me ajudem,não sou boa nisso
Soluções para a tarefa
continuação:
automática das escadas e do hall se apagava. Com preguiça de ir até o interruptor, que ficava no outro extremo do corredor, tateou à procura do buraco da fechadura. Por um basculante, entrava um resto de luz, pois lá fora ainda não anoitecera de todo.
Conseguiu. A porta se abriu e o homem, dando um primeiro passo para dentro de casa, tocou no interruptor que ficava junto ao portal. Nada. Não fora a lâmpada automática do hall que se apagara – estava era faltando luz. Resmungou, irritado. Mas depois acalmou-se. Fechou a porta e caminhou pela sala, tomando cuidado para não esbarrarem nada. Sea luz demorasse a voltar, trabalharia assim mesmo, usando a bateria do laptop. Aliás, ia começar logo.
Afrouxou o nó da gravata, tirou o paletó e foi até a única janela da sala, a janela francesa que dava para uma pequena varanda. Abriu de par em par as portas de venezianas e também as de vidro, de modo que a claridade que restava lá fora pudesse ajudá-lo a orientar-se. E sentou-se para ligar o laptop. A tela iluminada lhe permitiria trabalhar sem problemas. Os laptops, como as estrelas, têm luz própria, pensou. E sorriu, achando aquilo poético.
Ligada a bateria, o pequeno computador soltou seus uivos e a tela de cristal líquido despejou na sala uma luz azul, quase lilás, que parecia mesmo estelar. O homem ajeitou-se na cadeira e começou a trabalhar. O tempo foi passando, a noite caiu completamente. Tão concentrado ele estava que, a uma certa altura, mesmo sentindo algo estranho, não desprendeu os olhos da tela. Só alguns segundos depois olhou em torno, franzindo o rosto. Sim, sentira algo. Como uma rajada de vento ou qualquer coisa que tivesse entrado…
E então aconteceu de novo. O homem se levantou, assustado. Estava ainda de pé, diante do computador, quando o objeto passou por ele, quase lhe roçando o rosto. Deu um salto para trás. Apertou os olhos, tentando enxergar o que era. Talvez fosse um morcego. Ouvira falar que os morcegos se sentem atraídos pela luz dos computadores. Colou-se à parede e esperou.
Era estranho, agora que observava melhor. Na penumbra azul, o objeto se desviava da luminária descrevendo sempre a mesma órbita elíptica, perfeita demais para um morcego. E o homem riu um riso nervoso. Talvez estivesse cansado, imaginando coisas. Pensara pouco antes em estrelas, era isso. Estava impressionado. Tinha de ser isso. Um morcego.
Explicação:
espero ter ajudado !!!!
Para se caracterizar personagens física e psicologicamente em um conto, é importante usar adjetivos (forte, fraco, cansado, preocupado, etc.). A descrição do tempo se dá com advérbios de tempo e verbos (noite, dia, depois, amanhecer, anoitecer, etc.), e do espaço, com descrição de locais (substantivos como casa, hospital, escola, apartamento). Quanto ao enredo, a sequência de acontecimentos deve se basear em ações da personagem, expressa em verbos no pretérito perfeito (acordou, saiu, brigou, terminou, etc.).
Elementos da Narrativa
Os contos estão dentro da categoria de gêneros narrativos. Portanto, na continuação de um conto, é importante observar os como caracterizar os elementos da narrativa e mantê-los coerentes com o começo da história:
- Foco narrativo: narrador do conto já está em terceira pessoa, portanto é preciso manter a história em terceira pessoa.
- Personagens: já existe um personagem, pode-se incrementar sua descrição e acrescentar outros.
- Espaço: Já é colocado o apartamento do personagem principal, portanto parte da história deve se passar lá, mas pode-se acrescentar outros espaços.
- Tempo: A história começa à noite, deve-se observar quanto tempo irá durar e usar os marcadores de tempo adequados.
- Enredo: A história precisa de um conflito. Algo precisa acontecer para haver desdobramentos, um clímax e o desfecho da história.
Leia mais sobre textos narrativos no link: brainly.com.br/tarefa/633257
#SPJ2