Leia o fragmento.
O ingresso das sociedades ocidentais na cultura escrita foi uma das principais evoluções da era moderna.
(CHARTIER, Roger. As práticas de escrita. In: “História da vida privada no Ocidente”. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 114. [Adaptado].)
O fragmento acima menciona uma transformação nas sociedades ocidentais. Progressivamente, a partir do início da
Idade Moderna, observa-se a disseminação da cultura escrita. No século XVI, essa transformação se expressa por meio
a) do crescimento do número de monastérios, lugar onde os textos manuscritos eram reproduzidos pelos copistas.
b) do processo inicial de escolarização das sociedades graças à ampliação de estabelecimentos de ensino.
c) da disseminação do uso de diários íntimos e da troca de correspondências.
d) da criação e multiplicação de jornais diários e da difusão de sua leitura.
e) das novas formas de devoção que afirmam a importância das relações pessoais e diretas do fiel com a Bíblia.
Soluções para a tarefa
a) do crescimento do número de monastérios, lugar onde os textos manuscritos eram reproduzidos pelos copistas.
A escrita, que hoje é algo totalmente natural, em que várias pessoas realizam o ato, seja para falar com um amigo, mandar um e-mail para a faculdade, realizar um trabalho, dentre outros.
Nem sempre foi assim. A escrita era realiza por monges que trabalhavam com a cópia de livros. O trabalho deles era extremamente difícil, uma vez que tinham que escrever todos os livros a mão.
Para ajudá-los, escreviam com penas de ganso e tinturas, além da decoração realizar com pergaminhos.
Abraços!
Resposta:
Letra E
Explicação:
As principais ideias pregadas por Lutero foram: A justificação pela fé, pela qual as aparências têm valor secundário. A única coisa que salva o homem é a fé. Sem ela, de nada valem as obras de piedade, os preceitos e as regras. Por isso a Igreja não tem a exclusividade do caminho da salvação; O livre-exame. Lutero queria que todos os homens tivessem acesso à Bíblia (por isso a traduziu do latim para o alemão). Todo homem poderia interpretar a Bíblia segundo sua própria consciência, emancipando-se no plano da ideologia religiosa.