História, perguntado por ahdvava, 3 meses atrás

Leia o fragmento e responda as questões.

Os primeiros portugueses que aportaram nas terras americanas tinham a convicção de que encontrariam novo Eldorado do lado de cá do Atlântico. Quase dois séculos depois, as esperanças desses exploradores pioneiros seriam confirmadas.

FARIAS, Juliana Barreto. Na trilha do Eldorado. Revista Nossa História, número 67, junho de 2005 página 67

a) Relacione a descoberta do ouro ao movimento que contribuiu para a expansão das fronteiras do Brasil colonial.

b) O fato de terem descoberto os metais preciosos garantiu aos paulistas privilégios na exploração dos minérios?

c) Estabeleça uma possível relação entre a expressão quinto dos infernos e a tributação cobrada pelo governo metropolitano sobre a extração do ouro no Brasil colonial

Soluções para a tarefa

Respondido por isafr3itas
9

Resposta:

a) A descoberta do ouro no Brasil está relaciona ao movimento das bandeiras, expedições formadas pelos habitantes de São Paulo, os chamados bandeirantes, a partir do século XVII. Organizados em grupos, esses paulistas, buscando alternativas econômicas, montaram expedições em direção ao interior da colônia, com objetivo de aprisionar indígenas, capturar escravizados fugitivos e encontrar metais preciosos. O movimento dos bandeirantes não respeitava as fronteiras delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas, adentrando em territórios que foram, gradativamente, incorporados ao domínio português. No final do século XVII (1693), a expedição liderada pelo bandeirante Antônio Rodrigues Arzão, encontrou ouro na região da atual Sabará, Minas Gerais. A notícia da descoberta de ouro se espalhou estimulando a prospecção em outras localidades, contribuindo ainda mais para ampliação das fronteiras do Brasil colonial.

b) Não, o governo colonial não cumpriu o compromisso assumido junto aos paulistas de que teriam privilégios na exploração dos mineiros por eles encontrados. Esse fato motivou a ocorrência de conflitos, opondo paulistas contra os chamados emboabas, colonos de diferentes regiões e portugueses que se dedicavam a exploram dos minérios. Derrotados, muitos paulistas passaram a buscar ouro em outras regiões coloniais.

c) Durante o período da mineração, Portugal cobrava um imposto equivalente a quinta parte (20%) do peso do ouro extraído. Ou seja, um quinto de todo ouro extraído era revestido para Portugal. A associação do quinto ao inferno pode ser relacionada ao descontentamento dos donos das minas auríferas com a cobrança desse tributo.

Explicação:

Peguei do gabarito


Kratos98: como que vc pegou ?
foxplayer44: isso é uma questão do tc online do anglo no plurall, dps de vc responder ele da um gabarito que a pessoa copia e cola
OtakaGamer290808: Queria que fizesse de uma forma meio resumida
Respondido por eduardospagnolo
0

A respeito da história da atividade mineradora no período colonial brasileiro, podemos responder às questões da seguinte forma:

  • A) A descoberta do ouro foi realizada pelos bandeirantes, os quais não respeitavam os limites territoriais impostos em acordos entre Portugal e Espanha e realizavam as explorações que procederam aos processos  de interiorização do Brasil.

  • B) Não, pois além de terem perdido a Guerra dos Emboabas, onde tentaram reivindicar o direito da exploração aurífera na região de Minas Gerais, após o descobrimento de metais preciosos em território colonial português, esses produtos eram de propriedade real.

  • C) O "Quinto" era um tributo cobrado sobre a exploração do ouro, pelo governo português, que correspondia a cerca de 20% da exploração aurífera realizada por pessoa. Esse imposto não agradava nada os exploradores que dependiam dessa atividade para gerar seu lucro, por isso deu origem a essa expressão pejorativa.

Mineração no Período Colonial Brasileiro

O contexto da atividade mineradora no Brasil dá-se com a decadência da atividade açucareira, após a expulsão dos holandeses em 1654, onde os colonos e a Coroa portuguesa, tiveram que achar outra forma para lucrar com a colônia.

Esse processo coincidiu com o descobrimento do ouro em solo brasileiro que levou a substituição do centro econômico do nordeste para o sudeste brasileiro, onde em razão disso ocorreu a expansão das fronteiras e o processo de urbanização dessa região ao longo do tempo.

Saiba mais sobre "Mineração no Período Colonial Brasileiro" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20626933

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes