Leia o fragmento e responda as questões a seguir:
O longo e rendoso reinado do açúcar em terras brasileiras – iniciado em 1532 e ainda sem data para acabar – trouxe também consequências amargas para o país. Plantada com avidez e impaciência no luxuriante solo de aluvião do litoral nordestino, a cana-de-açúcar deu luz ao Brasil, colocando-o no mapa do comércio planetário.
Tornou-se o principal nervo e substância da riqueza da terra. (...) Junto com os lucros (...) seguiu-se a devastação das matas, a escravização indígena em larga escala, os desatinos do monopólio e da monocultura, a infâmia do tráfico negreiro, a vertigem do lucro fácil, o latifúndio, a pirâmide social exclusivista, a ganância desenfreada – vícios que o Brasil, ao invés de sanar, incorporou.
história do Brasil, Folha de S.Paulo, 1997, p. 3.
a) Explique a afirmativa: “a cana-de-açúcar deu luz ao Brasil, colocando-o no mapa do comércio planetário”.
b) Copie as consequências negativas do negócio açucareiro apontadas pelo autor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
a) O açúcar era muito apreciado no mercado internacional e passou a ser exportado com sucesso pelos portugueses. O produto brasileiro chegou a muitos países distantes.
b) “A devastação das matas, a escravização indígena em larga escala, os desatinos do monopólio e da monocultura, a infâmia do tráfico negreiro, a vertigem do lucro fácil, o latifúndio, a pirâmide social exclusivista, a ganância desenfreada.”
Explicação: confia tá no gabarito
Perguntas interessantes