Leia o fragmento do texto.
Os movimentos fascistas foram marcados por um nacionalismo extremado e pela determinação de acabar com o liberalismo e o marxismo – de desfazer o legado da Revolução Francesa de 1789 e da revolução Bolchevique de 1917.
Considere as afirmativas a seguir e assinale as corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) e C) estão corretas
Explicação:
A crise do capitalismo de 1929 e os propósitos socialistas que surgiram com a revolução bolchevique na Rússia provocaram grande medo das potências desenvolvidas de serem afetadas por toda aquela conjuntura mundial. Por isso, o grande protecionismo e os autoritarismos (fascismo, nazifascismo etc.) surgiram naquela época.
Precisamos lembrar que nem todos os países que se identificam com o capitalismo são, obrigatoriamente, de direita. Essa visão não é válida quando consideramos que um movimento propriamente econômico seja consequência direta de outro político, pode-se cair em generalizações quando há esse postulado. Entretanto, podemos afirmar que os partidos socialistas existentes em âmbito mundial foram identificados, piamente, com a esquerda, já que apregoavam a liberdade do proletariado e uma revolução gradual até a eliminação da figura estatal (fase comunista revolucionária).
A Revolução Francesa teve um caráter propriamente burguês, pois buscava quebrar o protecionismo estatal vigente e dar mais direitos políticos e econômicos à burguesia em ascensão, mesmo apesar de sua fase jacobina, em que predominavam os interesses populares da camada mais pobre da sociedade naquele período.