Leia o fragmento do texto A casa, de Vinícius de Moraes e responda às questões. A casa Era uma casa muito engraçada Não tinha teto, não tinha nada Ninguém podia entrar nela não Porque na casa não tinha chão
1. A casa ao qual o texto se refere é uma casa: * 1 ponto
a) imaginária.
b) fechada.
c) aberta.
d) cheia.
2. Nos versos acima há uma repetição sonora que acontece entre as palavras: * 1 ponto
a) “engraçada” e “nada”.
b) “ninguém” e “casa”.
c) “não” e “ninguém”.
d) “não” e “nada”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a) imaginária
2- a) "engraçada” e “nada”
1. A casa indicada na canção de Vinícius de Moraes é uma casa imaginária. Por esse motivo, o item correto é a alternativa A.
Percebemos que não é uma casa real, pela descrição que é feita dela. O eu lírico indica que "Não tinha teto, não tinha nada"/"na casa não tinha chão"/" na casa não tinha parede". Dessa forma, em relação às descrições objetivas da casa, é possível perceber que ela não existia na realidade, pois não tinha teto, chão, nem paredes. Fisicamente, portanto, a habitação não existia.
Além disso, são realizadas descrições que podem ser consideradas subjetivas em relação à casa. O eu lírico indica que a casa "era feita com muito esmero/Na Rua dos Bobos, número zero" .
LINK:https://brainly.com.br/tarefa/20529241
2) Nos versos acima há uma repetição sonora que acontece entre as palavras “engraçada” e “nada”. Por esse motivo, o item correto é a alternativa A.
Quando se fala em "repetição sonora", como foi dito no enunciado, está sendo feita uma referência a "repetição de sons", isto é, a rimas. Em relação ao item A, percebemos que a terminação "ada" é repetido nas palavras “engraçada” e “nada”. Dizemos, então, que ocorre rima entre esses vocábulos.
Por que as outras respostas estão incorretas?
Nenhuma das outras opções apresenta rimas, isto é, as palavras apresentadas nos itens apresentam terminações diferentes.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/8585627
BONS ESTUDOS!