História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Leia o fragmento do texto "A AÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NO PERÍODO COLONIAL", abaixo



[...] os dados históricos permitem-nos concluir e supor que, subordinando-se aos imperativos do meio social, o sistema educacional dos jesuítas, pôde permanecer inviolável, fortalecendo, assim, as fileiras de fiéis e servidores. O seu papel conservador possibilitou que culturas inteiras, como aquelas pertencentes às comunidades primitivas indígenas, fossem esmagadas, sendo logo substituídas pela cultura alienada dos europeus. (Romanelli,1997)



A leitura do texto acima permite entender o papel dos jesuítas no período colonial brasileiro.

I- No Brasil, os jesuítas foram os principais educadores de quase todo o período colonial, atuaram no período de 1549 a 1759. A educação nesse período não era considerada um valor social importante, servia como instrumento de dominação da colônia portuguesa pela aculturação dos povos nativos, uma educação completamente alheia à realidade da vida da colônia.

II- A pedagogia utilizada pelos jesuítas definia-se em transformar índios em bons cristãos, instrui-los nos hábitos de trabalho dos europeus, ou seja, criou-se um grupo de cultivadores indígenas flexíveis a demanda da colônia.

III- A educação era utilizada pela igreja e pelo governo Português com o único interesse de emancipar índios e negros garantindo a estes e seus descendentes a liberdade cultural e social.

IV- O governo português juntamente com a igreja utilizava a educação representada por um sistema de ensino abstrato e dogmático como possibilidade de divulgar a cultura de índios e negros e assim integrá-los a sociedade colonial brasileira.

Estão corretas as alternativas.

Escolha uma:
a. I , II e III
b. apenas I, II
c. II, III e IV
d. I, III e IV

Soluções para a tarefa

Respondido por lucilenafernandes
6

Resposta:  B: Apenas a I e II

(FIZ E CERTEI)

Explicação:

I- No Brasil, os jesuítas foram os principais educadores de quase todo o período colonial, atuaram no período de 1549 a 1759. A educação nesse período não era considerada um  valor social importante, servia como instrumento de dominação da colônia portuguesa pela aculturação dos povos nativos, uma educação completamente alheia à realidade da  vida da colônia.

II- A pedagogia utilizada pelos jesuítas definia-se em transformar índios em bons cristãos, instrui-los nos hábitos de trabalho dos europeus, ou seja, criou-se um grupo de cultivadores indígenas flexíveis a demanda da colônia.

Perguntas interessantes