Leia o fragmento do Romance IV ou Da donzela assassinada, do Romanceiro da Inconfidência (1952), de Cecília Meireles, e responda. “Ai, minas de Vila Rica, santa Virgem do Pilar! Dizem que eram minas de ouro... - para mim, de rosalgar, para mim, donzela morta pelo orgulho de meu pai. (Ai, pobre mão de loucura, que mataste por amar!) Reparai nesta ferida que me fez o seu punhal: gume de ouro, punho de ouro, ninguém o pode arrancar! Há tanto tempo estou morta! E continuo a penar.” 1. Em estilística, chamamos Apóstrofe “a invocação de alguém (ou alguma coisas personificada) com função emotiva”. O efeito de sentido deste recurso expressivo pode ser definido como um apelo à emoção do leitor ou do ouvinte. Assinale abaixo a opção que recorta do texto o uso dessa figura de linguagem e confirma esta função emotiva da linguagem. * a. “Ai, minas de Vila Rica,” b. “santa Virgem do Pilar!” c. “- para mim, de rosalgar,” d. “ninguém o pode arrancar!” 2. Muitas palavras que não conhecemos e circulam, ou circularam, em textos pode ter seu significado descoberto a partir do contexto. Assinale abaixo a opção que descreve o significado de rosalgar. * 1 ponto a. O que é rosa e salgado. b. Diz-se do que é vermelho e químico. c. Diz-se do que é bonito como a rosa. d. O que lembra uma rosa pelo formato e significado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
86
Resposta:
1-B
2-B
Explicação:
Anexos:
Respondido por
0
As alternativas que contém as respostas corretas para estas questões são, respectivamente, as alternativas B e B.
Na primeira questão a apóstrofe - invocação de algo para representar uma emoção - está presente quando o personagem exclama: "Santa Virgem do Pilar" e ao invocar a santa demonstra sua surpresa e admiração pelo ocorrido.
Na segunda questão, podemos redescobrir o significado de "rosalgar" a partir do trecho "diz-se do vermelho e químico", uma vez que rosalgar significa algo muito loiro ou muito ruivo.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173
Anexos:
Perguntas interessantes