leia o fragmento do famigerado, de guimarães rosa, e responda. foi de incerta feita — o evento. quem pode esperar coisa tão sem pés nem cabeça? eu estava em casa, o arraial sendo de todo tranquilo. parou-me à porta o tropel. cheguei à janela. um grupo de cavaleiros. isto é, vendo melhor: um cavaleiro rente, frente à minha porta, equiparado, exato; e, embolados, de banda, três homens a cavalo. tudo, num relance, insolitíssimo. tomei-me nos nervos. o cavaleiro esse — o oh-homem-oh — com cara de nenhum amigo. sei o que é influência de fisionomia. saíra e viera, aquele homem, para morrer em guerra. saudou-me seco, curto pesadamente. seu cavalo era alto, um alazão; bem arreado, ferrado, suado. e concebi grande dúvida. nenhum se apeava. os outros, tristes três, mal me haviam olhado, nem olhassem para nada. semelhavam a gente receosa, tropa desbaratada, sopitados, constrangidos coagidos, sim. isso por isso, que o cavaleiro solerte tinha o ar de regê-los: a meio-gesto, desprezivo, intimara-os de pegarem o lugar onde agora se encostavam. dado que a frente da minha casa reentrava, metros, da linha da rua, e dos dois lados avançava a cerca, formava-se ali um encantoável, espécie de resguardo. (...) 1. sobre o processo de construção de palavra empregado no primeiro período do texto, "foi de incerta feita – o evento.", é correto afirmar que: * 1 ponto a. a palavra "incerta" é formada por composição justaposta [in+certa]. b. é uma subversão da expressão "certa feita", formada por derivação prefixal [in]. c. é uma expressão em desuso reincorporada ao léxico pelo autor. d. é uma locução inventada pelo autor, cuja principal característica é a linguagem inventiva e rebuscada. 2. pode-se afirmar que entre os cavaleiros que chegaram à casa do narrador, há um especial, que parece ser o líder do grupo. é possível chegar a essa conclusão pela fala do narrador. assinale a opção que indica essa especificidade do personagem no grupo. * 1 ponto a) nenhum se apeava. b) isso por isso, que o cavaleiro solerte tinha o ar de regê-los: a meio-gesto, desprezivo, intimara-os de pegarem o lugar onde agora se encostavam. c) semelhavam a gente receosa, tropa desbaratada, sopitados, constrangidos coagidos, sim. d) cheguei à janela.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1-b. é uma subversão da expressão “certa feita”, formada por derivação prefixal [in].
2-b) Isso por isso, que o cavaleiro solerte tinha o ar de regê-los: a meio-gesto, desprezivo, intimara-os de pegarem o lugar onde agora se encostavam
Explicação:
1-A expressão “incerta feita” é construída a partir da derivação, adicionando o prefixo [in] à certa, formando a expressão inventiva “incerta feita”
2-Observe que o “cavaleiro solerte tinha o ar de regê-los”
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás