Leia o fragmento do conto Primeiro de Maio de Mário de Andrade e responda o solicitado abaixo: “Dia dele... Primeiro quis tomar um banho pra ficar bem digno de existir. A água estava gelada, ridente, celebrando, e abrira um sol enorme e frio lá fora. Depois fez a barba. Barba era aquela penuginha meia loura, mas foi assim mesmo buscar a navalha dos sábados, herdada do pai, e se barbeou. Foi se barbeando. Nu só da cintura pra cima por causa da mamãe por ali, de vez em quando a distância mais aberta do espelhinho refletia os músculos violentos dele, desenvolvidos desarmoniosamente nos braços, na peitaria, no cangote, pelo esforço cotidiano de carregar peso. O 35 tinha um ar glorioso e estúpido. Porém ele se agradava daqueles músculos intempestivos, fazendo a barba.” 1) Identifique no fragmento acima: a) Um exemplo de predicado verbal e justifique sua resposta. b) Um exemplo de predicado nominal e justifique sua resposta. c) Um exemplo de objeto direto e justifique sua resposta. d) Um exemplo de objeto indireto e justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1. a) Exemplo de predicado verbal: "Depois fez a barba", o verbo (fez) é o núcleo do predicado.
b) Exemplo de predicado nominal: "A água estava gelada...", o nome (gelada) é o núcleo do predicado.
c) Exemplo de objeto direto: "um ar glorioso e estúpido", pois corresponde ao complemento do verbo transitivo direto (tinha).
d) Exemplo de objeto indireto: "daqueles músculos intempestivos", pois corresponde ao complemento do verbo transitivo indireto (se agradava).
Bons estudos!
Perguntas interessantes