- Leia o fragmento de um texto pré-socrático: “Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens” (EMPÉDOCLES).
A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, assinale a alternativa incorreta. a) O processo que o filósofo utiliza no alcance da explicação sobre o surgimento dos fenômenos que quer explicar é diferente daquele utilizado pela tradição mítica, apesar de recorrer a uma metáfora comum.
b) O fragmento denota ruptura gradual com o pensamento mítico no início da filosofia, pois es- tão presentes ainda o uso de uma linguagem comum, mas são diferentes as estruturas de explicação. 46
c) Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo extrai de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
d) A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos antigos.
e) O fragmento denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida flo- rescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
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Resposta: letra C
Explicação:
Coloquei essa alternativa
tacalor929:
Vlw ae
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A alternativa C está correta.
Em relação a Mitos e Logos:
Os Mitos são os fatos utilizados para explicar ao homem eventualidades que ele não pode explicar ou comprovar, e, assim, geralmente são utilizados para dar vida a algo de conhecimento de todos, tornando publica uma experiencia com aquele fato.
Já a definição de logos, é utilizada a partir do entendimento sobre como o homem se relaciona com o racionalismo, e, o pensar humano que dá base através da razão aos fatos observados ao seu redor.
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