Leia o fragmento de texto da obra Lucíola, de José de Alencar.
[...] Caso a senhora cometesse a indiscrição de ler estas páginas a alguma menina inocente, talvez chegassem ao fim sem uma única pergunta. A borboleta esvoaça sem pousar entre as flores venenosas, por mais brilhantes que sejam; e procura o pólen no cálice da violeta e de outras plantas humildes e rasteiras. O espírito da moça é a borboleta: o seu instinto é a castidade.
ALENCAR, José de. Lucíola. Porto Alegre: L&M Pocket, 2010. p. 48.
A alegoria criada pelo narrador do romance romântico “Lucíola”, de José de Alencar, pode ser interpretada da seguinte maneira:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A obra "Lucíola", de José de Alencar pode ser interpretada da seguinte maneira: se trata de uma obra romântica, onde o eu lírico está obcecado pelo sentimento amoroso.
Intepretação textual
Neste conteúdo, temos que a personagem de Lúcia era uma mulher bela que se vestia bem, sendo elogiada pelos vizinhos, inclusive. Seu rosto é comparado ao de um anjo, devido à sua beleza.
Isso acontece porque dentro do Romantismo, as mulheres são identificadas como seres divinos e muito belas também. As aflições do eu lírico está evidenciada neste trecho.
Veja mais sobre obras românticas em
brainly.com.br/tarefa/41565896
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Sociologia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Filosofia,
4 meses atrás
História,
10 meses atrás
Informática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás