Ed. Física, perguntado por leticiabarasuol22, 9 meses atrás

Leia o fragmento de texto:



“[...] Caillois elaborou quatro tipos ideais para pensar os jogos: agôn, alea, mimicry e ilinx. Cada uma dessas dimensões apresenta elementos que podem ser associados a comportamentos incompatíveis ao que se espera de uma civilização [...]”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.103.


Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, associe corretamente as dimensões dos jogos elaboradas por Caillois às suas respectivas características:




Agôn


Alea


Mimicry


Ilinx






( ) Jogos considerados de interpretação ou encenação.



( ) Jogos onde predomina a sorte, ou seja, o jogador não é responsável pelo resultado.



( ) Jogos que estimulam a vertigem.



( ) Jogos que estimulam a forte competição entre os agentes.



A 3-1-4-2.
B 3-4-1-2.
C 1-2-4-3.
D 2-3-4-1.
E 3-2-4-1.

Pelo que estudei a Resposta é a A

Soluções para a tarefa

Respondido por MCclara2005jw
4

resposta letra A

Explicação:

espero ter lhe ajudado

Respondido por larissacyrillo
3

Resposta:

letra E

Explicação:

Agôn: jogos dominados fundamentalmente por atividades competitivas. Seu campo de atuação tenta criar situações ideais e igualitárias para todos os participantes no intuito de que o vencedor apareça como o melhor preparado. Entretanto, para Caillois (1990), por mais que se tente criar situações ideais de competição isto nunca será alcançado, já que o meio interfere de diferentes maneiras na construção do sujeito. O agôn aparece predominantemente nas competições esportivas.

Alea: jogos em oposição ao agôn, pois o jogador atua passivamente, não fazendo uso de qualquer habilidade previamente adquirida, negando, assim, qualquer qualificação profissional. Na alea predominam a força do acaso, o destino, a sorte, sendo representada em nossa sociedade pelos diversos jogos de azar como roleta, bingo, loterias, etc.

Mimicry: são jogos fictícios em que os participantes adotam para si o papel de determinados personagens. É uma forma de se apropriar de outra realidade que não a sua. Para Caillois (1990, p.42), na criança este jogo se caracteriza principalmente pela imitação do adulto, o prazer é ser outro, ou pelo menos se passar por outro, cabendo ressaltar que nessa atividade não existe submissão às regras, cujos maiores exemplos se encontram nos jogos protagonizados.

Ilinx – jogos que se assentam na busca de vertigem, com o intuito de destruir a estabilidade de percepção do corpo humano, ou seja, busca-se atingir uma espécie de espasmo, transe, afastamento súbito da realidade. Essa atividade pode ser encontrada tanto em crianças, como nos adultos. Para Caillois (1990, p. 44), “cada criança sabe também que, ao rodar rapidamente, atinge um estado centrífugo, estado de fuga e de evasão, em que, a custo, o corpo reencontra seu equilíbrio e a percepção sua nitidez.” Essa sensação pode ser provocada por giros, volteios, rápidas trocas de direção, ou seja, por meios naturais de movimentação corpórea.

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