Leia o fragmento de texto:
“Algumas passagens encontradas na literatura da época e na bíblia permitem analisar a sua natureza e procedimentos. Havia dois agrupamentos sociais; a nobreza [...] e o populacho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios. Acesso em 12 jan. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, relacione os diferentes períodos históricos às características de tratamento à pessoa com deficiência:
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
( ) Os novos avanços na medicina, elucidaram a tese da organicidade, corroborando para o entendimento da deficiência, como um processo natural.
( ) Atualmente, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
( ) As pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana.
( ) Os deficientes eram vistos como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que “a doença” representava, e também, amaldiçoados pelos deuses.
A 3 - 4 - 2 - 1
B 4 – 3 – 2 – 1
C 4 – 3 – 1– 2
D 4 – 2 – 3 – 1
E 2 – 1 – 3 – 4
Soluções para a tarefa
Ao longo da história da humanidade, diferentes formas de tratar os indivíduos com deficiência foram adotadas. Entre elas estão a rejeição, a tolerância e a inclusão, por exemplo. Veja uma análise mais específica:
(3) Os novos avanços na medicina, elucidaram a tese da organicidade, corroborando para o entendimento da deficiência, como um processo natural.
Na Idade Moderna foi possível, por meio da medicina, entender que as deficiências era derivadas de questões orgânicas, e não de feitiços, divindades e etc.
(4) Atualmente, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
Na medida em que fala de "atualmente", fica evidente que se trata da Idade Contemporânea.
(2) As pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana.
A aceitação das doenças e o tratamento de maneira mais caridosa do que de uma perspectiva de rejeição, é um avanço do cristianismo e, no Ocidente, ficou comum durante a Idade Média.
(1) Os deficientes eram vistos como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que “a doença” representava, e também, amaldiçoados pelos deuses.
Essa visão corresponde ao modelo adotado pelos gregos e romanos, e, de uma forma geral, por todas as civilizações do passado.