Português, perguntado por rayssarj2016, 6 meses atrás

Leia o fragmento de texto abaixo:

A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a “Machona”, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, ancas de animal do campo. (...) Seguia-se a Paula, uma cabocl* velha, meio idiot8, a quem respeitavam todos pelas virtudes de que só ela dispunha para benzer erisipelas e cortar febres por meio de rezas e feitiçarias. Era extremamente feia, grossa, triste, com olhos desvairados, dentes cortados à navalha, formando ponta, como dentes de cão, cabelos lisos, escorridos e ainda retintos apesar da idade. Chamavam-lhe “Bruxa”.
O Cortiço, Aluísio de Azevedo.

Identifique, entre as orações a seguir, retiradas do trecho de O Cortiço, aquela que destoa das demais, quanto ao valor sintático:

(A) “que se pôs a lavar”.
(B) “a quem respeitavam todos pelas virtudes”.
(C) “de que só ela dispunha”.
(D) "para benzer erisipelas”.
(E) “formando ponta”.


letilmks: Achou?
rayssarj2016: não

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
1

A oração que destoa das demais, quanto ao valor sintático, é:

(D) "para benzer erisipelas”.

Explicação:

Todas as orações indicadas nos itens têm valor de adjetivo, exceto a oração "para benzer erisipelas", que tem valor de advérbio.

Essa é uma oração subordinada adverbial final, pois expressa a finalidade, o objetivo da ação presente na oração principal.

As orações “que se pôs a lavar”, “a quem respeitavam todos pelas virtudes”, “de que só ela dispunha” são orações subordinadas adjetivas, pois introduzem uma característica dos termos a que se referem. Todas elas são iniciadas por pronomes relativos ("que", "a quem", "de que").

Já “formando ponta” é uma oração adjetiva reduzida de gerúndio. É equivalente a "que formava ponta".

Perguntas interessantes