Leia o fragmento de texto a seguir: “O sistema educacional, fruto de um processo histórico, configura-se no bojo das relações sociais e de produção, que dividiram e ainda dividem a sociedade em grupos econômicos distintos e, ainda mais, estabelece uma relação entre classes sociais antagônicas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2017. Sobre as relações sociais e a educação, de acordo com o livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta. I. No contexto de crise e das consequências por maximização da produtividade capitalista, acentuam-se as perspectivas não críticas das pedagogias e seus respectivos trabalhos didáticos. Porque: II. O trabalho alienado ao mundo produtivo corresponde a uma educação emancipadora, voltada para a compreensão da sociedade capitalista e seu movimento. A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta. A As assertivas I e II são proposições que se complementam. B A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira. C As duas assertivas são falsas. D A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa. E As duas assertivas são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
Explicação:
A escola, no âmbito capitalista, visa ao ensino tecnicista e produtivo, perdendo de vista uma educação emancipadora e crítica. Por isso, o trabalho alienado coisifica o ser e o deixa monótono (D).
Na visão de Marx, a ideologia é um conceito de apropriação do capitalismo. Portanto, aliena o homem.
Para Marx, a ideologia consiste em conceitos cunhados pela burguesia, a fim de manipular e alienar a massa.
Segundo o pensador, a ideologia é, necessariamente, negativa e coisifica o homem, pois o transforma em mero objeto impulsionador do capitalismo, fazendo dessa ideia nefasta hegemônica no mundo.
Segundo Marx, a ideologia emerge das academias e perpassa as instituições, criando uma ideia mascarada do jogo político capitalista, ou seja, ela é pensada para implantar o ideal burguês e liberal na sociedade, passando uma noção falsa de igualdade e liberdade aos indivíduos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/19374867