Leia o fragmento de texto a seguir:
"O homem é "livre", para Santo Tomás, no sentido de que opta (pelo livre-arbítrio, faculdade de escolha de meios), entre os bens particulares, por aqueles que o encaminham para seu fim último ou bem absoluto. O ato da vontade (o querer) inclui, enquanto racional (fundado em razões) "o conhecer precede o querer para o Aquinate" , a "justificação", e enquanto livre (não predeterminado), a "responsabilidade" e a sanção: a boa escolha é o juízo prático feito conforme a razão, e a má escolha é o que é disforme do teorético e, assim, culpável (ou "pecaminoso", em termos teológicos)."
Fonte: Bello (2016).
Segundo o texto, qual das proposições a seguir expressa a visão de Tomás de Aquino sobre a liberdade?
A opção do livre-arbítrio é a essência do ato livre.
O homem é livre para escolher a finalidade de sua existência.
A razão é livre independentemente da lei natural.
A vontade livre independe da razão.
Certo
Só existe liberdade dentro da finalidade humana objetiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:A razão é livre independentemente da lei natural.
Explicação:
Explicação:PQ A CERTA É Só existe liberdade dentro da finalidade humana objetiva.
Por eliminação, a única proposição que pode ser verdadeira é: “só existe liberdade dentro da finalidade humana objetiva”. É importante ressaltar o significado de liberdade, pois para Tomás de Aquino o termo liberdade no sentido contemporâneo não tem o mesmo significado que o termo livre arbítrio.
Livre arbítrio para Tomás de Aquino
Para Tomás de Aquino, o livre arbítrio é uma graça divina que permite o homem a fazer o bem, a finalidade humana objetiva, o bem último. A partir de Aristóteles, Tomás de Aquino entende a realização do bem último como ato. Assim, da passagem da potência para o ato, está o livre arbítrio. A virtude acompanha a potência, livre arbítrio, para a realização do bem.
Saiba mais sobre Tomás de Aquino aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27932303
#SPJ2