Leia o fragmento de texto a seguir:
Não se torna fácil dimensionar a diferença entre uma iniciativa corriqueira de avaliação e um procedimento de avaliação dito inovador. Entende-se que o inovador não precisa necessariamente beirar o inédito, mas por vezes se apresenta como uma roupagem nova, tão somente.
Fontes: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 94.
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados em aula, sobre os processos inovadores em avaliação da aprendizagem, é correto afirmar que...
A
Os recursos para promover a avaliação devem ser inéditos em sua constituição, para assim garantir seu potencial positivo para dar respostas às exigências avaliativas.
B
O componente de identificação do desempenho do aluno mais eficiente, ainda é a prova objetiva, pois ela mede todo o processo de aprendizagem, de forma ampla.
C A ação inovadora em avaliação está mais ligada a uma nova dinâmica dada à avaliação da aprendizagem do que propriamente à criação de um novo formato avaliativo.
D
A avaliação institucional é um recurso inovador no que tange avaliação, e esta deve ser realizada a partir da unidade de indicadores de qualidade, visto em sua forma isolada.
E
O formato avaliativo, seja prova, seminário, debate ou trabalhos em grupo, são formas inovadoras de avaliação, desde que a dinâmica do processo de aprendizagem continue o mesmo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Olá!
A) Não necessariamente algo inédito será positivo, ERRADA
B) Provas objetivas estão longe de avaliarem o processo de aprendizagem, ERRADA
C) Uma nova dinâmica para medir o processo de aprendizagem é uma ação inovadora de avaliação. CORRETA
D) Avaliação institucional não é um recurso inovador, ERRADA
E) Os formatos avaliativos não são inovadores, ERRADA
Resposta correta: Letra C)
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes