Filosofia, perguntado por MaluLeme6756, 11 meses atrás

Leia o fragmento de texto a seguir: [...] Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve pôr-se outros problemas, estes seriam, na linguagem moderna, pseudoproblemas. [...] ROVINGHI, Sofia Vanni. Filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2004.(p. 120) De acordo com o texto e com o conteúdo e livro-base da disciplina, qual motivo faz com que a metafísica seja, pouco a pouco, substituída pelo método positivo, da ciência? A-Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, não chega a explicar, de fato, coisa alguma. B-Segundo Comte, a metafísica explica apenas mistérios da natureza, baseados em elementos sobrenaturais. C-Segundo Comte, a metafísica busca apenas uma reinterpretação das ideias de Marx e Engels. D-Segundo Comte, a metafísica inspirava o fortalecimento do clero e a valorização dos ideais burgueses. E-Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, postula um retorno à verdadeira essência humana

Soluções para a tarefa

Respondido por bitencourtericotafpm
10
Olá Malu!

Augusto Comte foi o pai do positivismo, a corrente filosófica que buscava explicar e exemplificar fenômenos naturais e humanos através da constante observação e elaboração de leis para corrigir/tratar desses fenômenos.

Em um último momento, Augusto acreditava veementemente que era possível criar uma ciência (sendo esta o positivismo) que poderia estudar o comportamento da sociedade e regrar utilizando-se do mesmo método científico utilizado nas ciências da natureza.

Por conta disso, ele rejeitava a metafísica e essa forma de pensamento já que, para ele, a ciência ou o método científico poderia explicar todo fenômeno social e relacionado ao ser.

Logo, alternativa A.
Perguntas interessantes