Leia o fragmento de texto a seguir:
“As mudanças ortográficas previstas no Acordo assinado pelos países lusófonos em 1990 começam, finalmente, a vigorar. [O] presidente Lula assinou o Decreto que tornou vigente a ortografia unificada a partir de 1/01/2009, instituindo um período de transição de quatro anos (até 31/12/2012) em que a ortografia anterior poderá também ser usada. [...] Algumas pessoas – por absoluta incompreensão do sentido do Acordo e talvez induzidas por textos imprecisos da imprensa – chegaram a afirmar que a abolição do trema (prevista pelo Acordo) implicaria a mudança da pronúncia das palavras (não diríamos mais o u de linguiça, por exemplo). Isso não passa de um grosseiro equívoco: o Acordo só altera a forma de grafar algumas palavras. A língua continua a mesma. Não é demais lembrar que o trema não existe em Portugal há meio século sem qualquer implicação sobre a pronúncia das palavras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARACO, Carlos Alberto. Mudanças ortográficas no horizonte. . Acesso em: 16 out. 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base Não erre mais: Língua portuguesa nas empresas sobre o trema, no que diz respeito às normas do Novo Acordo Ortográfico, analise as seguintes asserções:
I. O Acordo aboliu o trema sobre o “u” não pronunciado das sílabas “gue”, “gui”, “que”, “qui”. Exemplos: “aquecer”, “quinze” “caranguejo”, “guitarra”.
II. O trema permanece apenas em nomes próprios estrangeiros e seus derivados, como é o caso dos termos advindos do alemão Müller e Mülleriano.
III. O emprego do trema é facultativo sobre o “u” pronunciado e átono das sílabas “gue”, “gui”, “que”, “qui”. Nesse sentido, pode-se escrever, por exemplo, “equidade” com ou sem crase.
IV. O Acordo aboliu o trema sobre o “u” pronunciado e átono das sílabas “gue”, “gui”, “que”, “qui”.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I, II e III
B II, III e IV
C II e IV
D I e III
E I, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá, tudo bem?
O trema que é considerado um sinal gráfico usado em cima da letra "u", para indicar que essa letra, nos grupos "que", "qui", "gue" e "gui", é pronunciada, foi abolido nas normas do Novo Acordo Ortográfico.
Porém, o Novo Acordo prevê que o trema seja mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados.
Assim, podemos concluir que as asserções II e IV, apenas são consideradas como corretas.
Resposta: C) II e IV.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás