Pedagogia, perguntado por eduardomd2013, 1 ano atrás

Leia o fragmento de texto a seguir:

[...] Alguns pré-socráticos conceberam como “almas” todos os “princípios das coisas” enquanto “coisas vivas”. [...] Contudo, antes de Platão se constituiu um complexo de especulações sobre a ideia de alma que mais tarde foi absorvido e, por assim dizer, “purificado” por esse filósofo. [...] Começou-se a crer que há em cada homem uma realidade de ordem divina, que preexistiu ao corpo e perdurará depois da morte e degeneração do corpo. [...] Platão acolheu essas ideias e aprimorou-as consideravelmente. No princípio, no Fédon, defendeu um dualismo quase radical do corpo e da alma. [...] A teoria da alma pura é em Platão o fundamento de sua teoria do conhecimento verdadeiro [...].

Fonte: FERRATER MORA, J. Dicionário de filosofia. 2 ed. Tomo I. São Paulo: Edições Loyola, 2004. P. 87.

Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da teoria de Platão sobre o ser humano, leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I – O ser humano, para Platão, é sempre formado por dois elementos básicos, o corpo físico (material) e a alma (essência).

II – A alma humana é, para Platão, imaterial, e justamente por isso podemos dizer que ela é da mesma natureza das ideias.

III – O corpo, enquanto invólucro da alma, aprisiona-a, e, segundo Platão, impede-a assim de atingir o mundo inteligível.

IV – A alma é, na teoria de Platão, compreendida como um sopro, uma espécie de respiração, sem a qual o homem morre.

São corretas as afirmativas:

A - Afirmativas I, II e III, apenas.
B - Afirmativas I, III e IV, apenas.
C - Afirmativas II, III e IV, apenas.
D - Afirmativas II e III, apenas.
E - Afirmativas I, IV, apenas.


andreiafnh: cadê a resposta ...
danubiasalao: qual a resposta certa

Soluções para a tarefa

Respondido por githomaz
1
resposta correta é a alternativa A
Respondido por lamperttania
0

Resposta:

A I, II e III

Explicação:

As afirmativas I, II e III são corretas. “A teoria de Platão sobre o conhecimento está estreitamente ligada ao modo como ele entende o ser humano. O homem, segundo o filósofo, resulta da união de dois elementos heterogêneos – a alma inteligível e o corpo material. A alma humana é da mesma natureza das ideias e, portanto, tem uma predisposição natural para conhecê-las. Para Platão, a união entre corpo e alma se dá de forma violenta. O corpo serve de prisão para a alma, que, enquanto estiver unida a ele, permanece incapaz de ascender ao mundo inteligível” (livro-base, p. 28,29). A alternativa IV é falsa, porque “Platão não utiliza como metáforas palavras como respiração ou sopro para referir-se à alma” (livro-base, p. 28,29).

Perguntas interessantes