Leia o fragmento de texto a seguir: “A reflexão sobre as tendências historiográficas de seu tempo é, por princípio, deve de ofício do investigador da área de História; até como exercício de compreensão de si próprio enquanto sujeito da enunciação de um dado passado que pretende narrar”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em 16 fev. 2019. De acordo com os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil sobre as características da Nova História, leia as afirmativas a seguir: ( ) Interesse por toda a atividade humana. ( ) Preocupa-se em realizar análise da estruturas que envolvem permanências, mudanças e transformações históricas. ( ) Volta-se aos grandes feitos de "grandes homens". ( ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
Soluções para a tarefa
O historiador deve estar sempre atento às inovações metodológicas e teóricas no campo em que atua.
Entendemos que, para a nova história:
(v) Interesse por toda a atividade humana.
Correto. Para além das atividades que possuem resultados de grandes proporções, a nova história tenta lançar um olhar para os pequenos aspectos do cotidiano.
(v) Preocupa-se em realizar análise da estruturas que envolvem permanências, mudanças e transformações históricas.
Correto. Entender melhor as rupturas e continuidades da história é uma das preocupações da nova história.
(f) Volta-se aos grandes feitos de "grandes homens".
Falso. A ideia de voltar-se aos grandes feitos e homens, é típica de uma historiografia mais tradicional.
(v) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
Correto. Na medida em que se atenta por toda a atividade humana, a nova história procura também integrar às narrativas a vida dos indivíduos comuns.