Português, perguntado por joinhanaroto, 6 meses atrás

Leia o fragmento de Cartas inéditas de Fradique Mendes, do escritor realista português Eça de Queirós.

“Agora temos a escola realista!

[...]

Tudo isto se prende e se reduz a esta fórmula geral: que fora da observação dos fatos e da experiência dos fenômenos, o espírito não pode obter nenhuma soma de verdade.

Outrora uma novela romântica, em lugar de estudar o homem, inventava-o. Hoje o romance estuda-o na sua realidade social. Outrora no drama, no romance, concebia-se o jogo das paixões a priori; hoje analisa-se a posteriori, por processos tão exatos como os da própria fisiologia[...] A arte tornou-se o estudo dos fenômenos vivos e não a idealização das imaginações inatas...”



a) (1,0 ponto) A partir da leitura, explique, respectivamente, a que visão científica predominante se relaciona o que vem em destaque. A seguir, relacione a expressão “imaginações inatas” a uma postura literária.

b) (0,5 ponto) Analise os fragmentos da obra Quincas Borba, de Machado de Assis,



I. “[...] Palha desconversou e passou à política, às câmaras, à guerra do Paraguai, tudo assuntos gerais, ao que Rubião atendia, mais ou menos. Sofia escutava apenas; movia tão somente os olhos, que sabia bonitos, fitando-os ora no marido, ora no interlocutor.

- Vai ficar na corte ou até volta para Barbacena? [...]

- Meu desejo é ficar, e fico mesmo, acudiu Rubião; estou cansado da província; quero gozar a vida. Pode ser que vá à Europa, mas não sei ainda.

Os olhos de Palha brilharam instantaneamente.”



II. “A sege no meio do caminho achou um obstáculo e derribou-o; esse obstáculo era minha avó. O primeiro ato dessa série de atos foi um movimento de conservação: Humanitas tinha fome. Se em vez de minha avó, fosse um rato ou um cão, é certo que minha avó não morreria, mas o fato era o mesmo.”



III. “Supõe-se em um caso de duas tribos famintas. As batatas apenas chegavam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrerão de inanição. A paz, neste caso, é a destruição; a guerra, é a esperança.”



Relacione cada fragmento a um dos aspectos relevantes presentes na obra realista: introspecção psicológica, jogo de interesses e a essência do humanitismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por onihanasz
6

eh m3ndeloide? o desespero vem


joinhanaroto: desespero é pouco maluco
onihanasz: acontece aiai
Perguntas interessantes