leia o fragmento da obra A República, de Platão.
Com base no trecho e em seus conhecimentos, responda a esta questão: Como platão compreendia a poesia e por que ele idealizou uma sociedade sem poetas?
Soluções para a tarefa
Platão compreendia a poesia (e boa parte da arte, em geral), como uma espécie de "cópia" da realidade, que não aproximava os homens da compreensão das ideias (das essências) das coisas, mas sim da sua aparência (a superfície), de modo que o poeta, apesar de apresentar uma arte agradável de se ouvir, não tornava os homens mais sábios de forma alguma.
Idealizava, assim, uma sociedade sem poetas pois assim haveria menos obstáculos entre os humanos e o conhecimento, pois haveria menos difusão das aparências e mais oportunidades para compreender a essência das coisas.
Resposta:
Platão compreendia toda a forma de arte (inclusive poesias) como uma cópia da realidade, que não permitia a passagem do conhecimento para o homem. Com tudo idealizou uma sociedade sem poetas, pois de acordo com o mesmo assim haveriam menos obstáculos entre o homem e o conhecimento.
Explicação: