Administração, perguntado por inezgomesouiz64, 1 ano atrás

Leia o fragmento da matéria jornalística de 23 de janeiro de 2018 da redação do site auto indústria Quase 2 milhões de veículos envolvidos em recall no Brasil em 2017.
"Procon informa que problemas com airbags predominaram com 846 mil unidades. Quase 2 milhões de veículos- ou exatos 1965253 foram envolvidos em campanhas de recall no ano passado segundo balanço divulgado pela fundação Procon SP na terça-feira 23 .Do total de veículos envolvidos 846103 tinham problemas no airbag ou seja 43%do total .No que diz respeito ao número de campanhas foram 128 no geral e 35 de airbags No total de veículos convocados pelas montadoras a Toiota ocupou a primeira posição com 573356 unidades envolvidas e a Fiat foi a segunda com 423027.No ranking por companha a Mercedes Benz liderou com 19 recall registrados. Na sequência vieram Fiat e Ford com 11 e 10 campanhas respectivamente.

Enunciado

A partir do fragmento apresentado formule um texto dissertativo explicitando em que categoria de custo da qualidade a situação relatada se enquadra e quais os impactos disso na imagem de uma empresa. Justifique sua resposta.


shirleycrs81: Por favor alguem respondeu essa questão?
inezgomesouiz64: Ainda não!!!!
inezgomesouiz64: Resposta: A situação de recall se enquadra nos custos das falhas externas porque o produto já foi distribuído no mercado, ou seja, já esta com o cliente. Os recalls podem gerar grandes perdas financeiras e macular a imagem da empresa no mercado, além de abalar a credibilidade da marca/empresa. Alguns casos de recalls fazem com que a empresas tenham grandes perdas financeiras e outras podem até entrar em falência.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
0

Olá,

Sobre o tema Quase 2 milhões de veículos envolvidos em recall no Brasil em 2017, realmente o que tem-se como custos de falhas externas, porque constata-se o erro quando o produto já saiu da empresa, sendo que podemos abordar a questão de maneira mais sistêmica.

A literatura mostra que erros técnicos, negligências e recalls são eventos comuns na indústria automobilística. No passado, por exemplo , carros de determinada marca possuíam risco de explosão, e os gestores sabiam do erro, mas realizar uma mudança custaria caro, mais caro do que pagar indenizações.

Foi isso o que ocorreu, mas quando um dos executivos decidiu denunciar a situação,a empresa recebeu uma multa milionária e foi condenada pela justiça.

Abraços!

Perguntas interessantes