Leia o fragmento abaixo:
“[...] trabalho vivo, em conjunção com ciência e tecnologia, constitui um complexa e contraditória unidade, sob as condições de desenvolvimento capitalista. [...] Liberada pelo capital para expandir-se, mas sendo em última instância prisioneira da necessidade de subordinar-se aos imperativos do processo de criação de valores, a ciência não pode converter-se em principal força produtiva.” (p. 122-123). (Ricardo Antunes)
1. Sobre a temática do trabalho marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Nas últimas décadas ocorreram grandes mudanças na economia mundial, sobretudo com as reestruturações produtivas iniciadas no Japão nas décadas de 1950 e nas décadas de 1970 nos EUA e Europa ocidental, isso acarretou a substituição intensa de trabalho por novas tecnologias produtivas, principalmente robótica e microeletrônica.
Um dos destaques sobre o trabalho na contemporaneidade é a desregulamentação das leis de proteção ao trabalhador e a terceirização, que se fundamenta no princípio da empresa enxuta.
A incorporação dessa base tecnológica foi impulsionada pelo avanço do neoliberalismo nos governos Fernando Collor (1990 a 1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), que promoveram a abertura econômica, a privatização de empresas estatais e a desregulamentação de leis de proteção ao trabalhador.
No Brasil não há a precarização do trabalho.
Leia a citação abaixo:
Numa forma de sociabilidade superior, o trabalho, ao reestruturar o ser social, terá desestruturado o capital. E nesse mesmo trabalho autodeterminado que tornou sem sentido o capital gerará as condições sociais para o florescimento de uma subjetividade autêntica e emancipada, dando um novo sentido ao trabalho. (p. 184) Ricardo Antunes.
2. Sobre o Trabalho no Brasil, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Grande parte do trabalho no Brasil é precário, pois, o Brasil não superou a dependência econômica em relação aos países de economia avançada.
Nos anos 1950 até os anos 1980, com o crescimento industrial, as cidades se expandiram e com elas o mercado de trabalho e de consumo, fato que acarretou melhores condições para os trabalhadores empregados nas indústrias.
A superexploração do trabalho ocorre pela extensão da jornada, pela aceleração no ritmo da produção, com imposição de metas e acúmulo de funções.
O índice de acidente em decorrência do trabalho no Brasil é pequeno.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
1- D) No Brasil não há a precarização do trabalho.
2- D) O índice de acidente em decorrência do trabalho no Brasil é pequeno.
Explicação:
Classroom
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás