Leia o fragmento abaixo.
O progresso era dolorosamente lento, medido não em anos, mas em gerações… Pouco a pouco, o poder veio para as mãos dos senhores locais, entrincheirados em suas fortalezas, guerreando com seus vizinhos, e dominando os mais fracos, que viviam sob a sombra deles. Alguns senhores governavam com justiça, enquanto outros dominavam pelo terror e tirania, mas seus contratos não escritos com seus dependentes tinham duas faces: proteção e manutenção, em troca de fidelidade e serviço.
Campanhas sagradas: 1100-1200. Rio de Janeiro: Time Life/Cidade Cultural, 1990. p. 10.
Assinale a alternativa que melhor expressa o que o fragmento descreve e o que você aprendeu sobre o feudalismo.
O feudalismo foi um período de mudanças lentas e os senhores feudais tinham como dependentes vassalos e servos, cada um com uma maneira de dependência.
O feudalismo foi um período no qual só havia dependência entre senhores feudais e servos, que recebiam proteção. E essas relações eram duradouras.
Como o feudalismo era um sistema de poucas mudanças, os senhores feudais sempre abusavam de seu poder junto àqueles que dependiam deles.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
De acordo com o fragmento, é correto o que é afirmado em I, já que o texto afirma que no período o progresso não era contado em anos, mas sim em gerações, o que dava a ideia de um desenvolvimento social e tecnológico muito vagaroso.
II é falsa pois, além dos senhores feudais e os servos, havia uma classe de pessoas em situação "intermediária", além de haver sempre a possibilidade da conquista de um território por outro grupo de senhores. III é falsa pois, segundo o fragmento, havia também senhores justos.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás